
A Assunção de Maria é um motivo de grande esperança para os cristãos, pois demonstra a vitória de nossa Mãe sobre a morte e a promessa de vida eterna para todos
Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R. / A12 Redação
No domingo 17 de agosto vamos celebrar a solenidade da Assunção de Maria, privilégio da Mãe de Deus, declarada verdade de fé em 1950 pelo papa Pio XII com estas palavras:
“Declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial.”.
Não se encontra na Bíblia uma afirmação explícita da Assunção de Maria. Os argumentos que sustentam a declaração do dogma são: a crença popular, chamada de “sensus fidelium”, a celebração desta festa na Liturgia católica desde tempos imemoriais e a doutrina dos Padres da Igreja e dos teólogos.
Professamos como verdade de fé a ressurreição da carne que acontecerá para todos nós no final dos tempos. Mas por um privilégio singular, Maria venceu o pecado com a sua concepção imaculada. Por esse motivo, não foi sujeita à lei de permanecer na corrupção do sepulcro, nem teve de esperar a redenção do corpo até o último dia.
Maria, glorificada na Assunção, é a única criatura a atingir a plenitude da salvação, até a transfiguração do corpo. Sinal de inabalável esperança e consolo para o povo peregrino, ela é primícia e imagem da Igreja chamada à glória, é consolo e esperança para o povo de Deus ainda em caminho.
Ela é também luminosa garantia do nosso destino de salvação, porque o Espírito do Ressuscitado cumprirá plenamente sua missão em todos nós, como o fez nela que já é aquilo que nós seremos.
O Papa Francisco destacou a importância dessa festa como um momento de alegria, esperança e reflexão sobre o destino final do ser humano: a vida eterna ao lado de Deus.
A Assunção de Maria é um motivo de grande esperança para os cristãos, pois demonstra a vitória de nossa Mãe sobre a morte e a promessa de vida eterna para todos. A Assunção de Maria é vista como um sinal da glória que espera todos os fiéis, um convite a esperançar e a seguir o exemplo de Maria na busca pela santidade.
Ao ser elevada ao céu, Maria nos mostra o caminho para a vida eterna, que consiste em servir ao próximo e louvar a Deus com alegria e gratidão. A Assunção de Maria é uma festa que nos convida a olhar para o alto, a seguir o exemplo da Virgem Maria em serviço, humildade e fé, e a buscar a vida eterna ao lado de Deus.
Assim, a Virgem Santa é aquela que nos precede no caminho, lembrando a todos nós que também a nossa vida é uma viagem contínua rumo ao horizonte do encontro definitivo com Deus na felicidade do céu.