Realizado anualmente, o encontro serve para aprofundar as discussões de temas diversos de interesse da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos
Emilton Rocha / Pascom
Durante esta semana – de 19 a 22 de fevereiro – está sendo realizada no Rio de Janeiro a edição 2024 da Assembleia Provincial da Província Nossa Senhora dos Anjos, que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com o tema “Espiritualidade e Saúde Mental”, a assembleia foi aberta pelo ministro provincial, Frei Arles Dias de Jesus, na Fraternidade São Sebastião.
A propósito do tema, frei Reinaldo Avila de Moura lembra que, até pouco tempo atrás, a pandemia do Coronavírus destruía vidas humanas – e isso é inquestionável – abalando a humanidade até os dias atuais. Daí trabalhar a temática da saúde mental é muito importante para todos nós.
O psicólogo Frei Fernando de Araújo Lima, OFM, da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que tem um vasto currículo, foi convidado para assessorar os trabalhos. O frade fez Bacharelado e Formação de Psicólogo no Instituto de Psicologia da UFRJ, é especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina da UFRJ. Ministra Psicologia Pastoral e Administração no instituto Teológico Franciscano (ITF) e é Procurador Educacional Institucional junto ao MEC, Orientador Psicopedagógico e Ouvidor na mesma Instituição de Ensino Superior.
Segundo frei Reinaldo, além da saúde mental e outros assuntos, um dos mais importantes “é relacionado à formação dos novos frades, tema de grande relevância e que interessa a todos nós, onde se inclui uma atenção especial para os que estão chegando. Se bem pensarmos, todos nós estamos sempre em processo de formação a qual termina só com a morte” – explica.
Na quarta-feira, Frei Fernando explicou em sua palestra “Transcendência” que “transcender é uma necessidade fundamental do ser humano, até por sermos feitos à imagem e semelhança de Deus. Nós não nos contentamos com as coisas em si, querendo sempre entendê-las, e qual o sentido que isso tudo tem? Qual o sentido da existência? Isso é uma semente que Deus colocou em nós, a sua imagem e semelhança de podermos transcender, de podermos querer descobrir o sentido da existência e sentir também uma direção da existência que, afinal de contas, tudo nos dirige a Deus. Então, essa transcendência é o que nos move na verdade” – disse.
“A nobreza do nosso espírito, pela graça de Deus, para sempre estarmos em direção a Ele e ao outro” – continua – “porque toda pessoa nos transcende, toda pessoa é além de mim, então nessa busca de estar em comunhão com Deus, que é além de mim, nesta busca de estar em comunhão com o outro, que é além de mim, é que eu vivo a minha transcendência. Então, o contrário da transcendência é o egoísmo, que nos faz implodir em nós mesmos”, acentuou.
Para frei Arles, os principais assuntos que são tratados no encontro são, primeiramente, o momento formativo, que trabalha a questão da espiritualidade e saúde mental; os assuntos da província, que giram em torno da formação permanente, sobre a formação inicial e como está sendo a formação dos formandos; após, nos ocuparemos da formação permanente que é a continuidade da formação dos frades; trataremos também da questão do apostolado (vida pastoral, missão da província, o que pensa a Ordem etc) e, finalmente, a questão administrativa, aí incluídos a situação econômica, o cuidado do bem, o patrimônio da província, os ecônomos, os momentos formativos etc.
– Eu vejo esses encontros, como a Assembleia Provincial, o Retiro Provincial e o Capítulo como a dinamização do cultivo da nossa vida, da nossa espiritualidade e do nosso apostolado. Tudo isso são momentos formativos – diz.