As 5 cidades sagradas do Catolicismo

Estas cidades são mais do que localizações geográficas; são repositórios de tradições espirituais

Daniel R. Esparza / Aleteia

Toda religião tem, pelo menos, uma cidade sagrada. O catolicismo tem cinco. Cada uma delas tem um Jubileu Perpétuo reconhecido pela Igreja que lhes permite celebrar um ano santo a cada sete anos, além de conceder indulgências.

Estas cidades são, portanto, mais do que localizações geográficas; são repositórios de tradições espirituais. As peregrinações a estas cidades sagradas não são meras viagens de férias – são experiências transformadoras, um esforço consciente para se conectar com a própria herança espiritual.

Duas das cinco cidades sagradas do catolicismo são, obviamente, Jerusalém e Roma. As outras três estão na Espanha. E, embora você possa estar familiarizado com Santiago de Compostela (principalmente por causa do lendário Caminho de Santiago), é provável que nunca tenha ouvido falar de Caravaca de la Cruz ou de Santo Toribio de Liébana.

Santiago de Compostela

Desde o século IX, quando foi encontrado o túmulo do Apóstolo Tiago, Santiago de Compostela tornou-se uma das principais potências espirituais da Europa e um destino de peregrinação de importância ímpar. O Caminho de Santiago, antiga rede de rotas de peregrinação, converge na Catedral de Santiago de Compostela, onde são preservadas e veneradas as relíquias de São Tiago Maior, um dos apóstolos de Jesus Cristo.

Os peregrinos chegam ali depois de percorrer as paisagens do norte de Espanha, procurando não só o triunfo físico de chegar ao fim da viagem, mas uma renovação profunda da sua fé.

Caravaca de la Cruz

Em Múrcia, no sudeste de Espanha, a cidade de Caravaca de la Cruz alberga um santuário excepcional, rico em significado histórico e espiritual. A Basílica de la Vera Cruz, apesar da sua presença relativamente humilde, conserva o venerado fragmento do Lignum Crucis, a Verdadeira Cruz, conhecida como Cruz de Caravaca.

A tradição afirma que o fragmento foi transportado de Jerusalém diretamente para esta basílica, por anjos – embora existam diferentes versões desta história. Peregrinos de todos os lugares convergem para esta cidade, atraídos pelo fascínio da relíquia sagrada.

Santo Toribio de Liébana

Camaleño é uma pequena cidade com cerca de 1.000 habitantes, nas profundezas da Cordilheira Cantábrica, no norte da Espanha. Ali, o mosteiro de Santo Toribio de Liébana também abriga outro fragmento daVerdadeira Cruz – só que este é o maior de todo o cristianismo.

Embora a relíquia fosse guardada em Jerusalém, fragmentos dela já haviam chegado à Europa no século V,  como no caso do famoso  mosteiro da Santa Cruz em Poitiers, na França. Mas  o maior fragmento da relíquia da Santa Cruz foi levado para Espanha, de Jerusalém (ou de Roma, segundo outros), por Santo Turíbio de Astorga.

O site do mosteiro afirma  que a relíquia faz parte do braço esquerdo da Santa Cruz. Preserva o buraco onde a mão de Cristo foi pregada. No século XVI, a madeira foi cuidadosamente cortada, em forma de cruz, e colocada no relicário de prata onde hoje se conserva. A madeira é de um cipreste mediterrâneo (Cupressus sempervirens).

Medindo 60 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e quase 4,5 centímetros de espessura,  é a maior relíquia preservada da cruz de Cristo (ainda maior do que aquela mantida na Basílica de São Pedro, em Roma).

Artigo anteriorBrasil: o “Milagre da Chuva” ligado a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
Próximo artigoSanto do dia 28 de novembro: São Tiago das Marcas