Simplesmente lindo!
Aleteia / Isabella H. de Carvalho
Em um livro publicado em novembro de 2022, o Papa Francisco fala sobre como alcançar a felicidade e nos lembra que Deus, como nosso criador, quer o melhor para nossas vidas. O livro está disponível apenas em italiano por enquanto e tem o título “Ti voglio felice. Il centuplo in questa vita” (Pienogiorno). No primeiro capítulo, o Papa oferece 15 “passos em direção à felicidade”. Aqui estão eles!
1 – “LEIA DENTRO DE SI MESMO”
O Papa Francisco explica que “nossa vida é o livro mais precioso que nos foi dado” e é precisamente dentro dessas páginas que podemos encontrar a verdade e a felicidade que desejamos e buscamos. O Pontífice cita Santo Agostinho que disse “volte para dentro de si mesmo; a verdade habita no homem interior”. Ele convida todos, inclusive a si mesmo, a ler sua própria vida e trajetória “com serenidade”.
2 – “LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ É ÚNICO”
“Cada um de nós é, e está no mundo para se sentir amado em nossa singularidade e para amar os outros como ninguém mais pode fazer em nosso lugar”, exorta o Chefe da Igreja Católica, acrescentando que não devemos sentar no banco, esperando para ser chamados. “É através de nossa singularidade que aprendemos a amar”. “Cada pessoa é única aos olhos de Deus”, e lembre-se “estamos no mundo para viver uma história de amor, uma história de amor com Deus, para abraçar a ousadia de escolhas fortes, para nos aventurarmos no maravilhoso risco de amar”, explica o Pontífice.
3 – “TRAGA À TONA SUA BELEZA”
O Bispo de Roma afirma que “a beleza é uma das formas privilegiadas de alcançar” Deus, que é “inseparavelmente bom, verdadeiro e belo”. Esta beleza não é “de acordo com a moda mundana”, nem “voltada para si mesma”. Ele cita Narciso e Dorian Gray, como exemplos daqueles que procuraram os tipos errados de beleza. “Falo da beleza que nunca se desvanece porque é um reflexo da beleza divina”, explica Francisco.
4 – “APRENDA A RIR DE SI MESMO”
Em um mundo que nos pressiona constantemente para sermos perfeitos, o Papa Francisco recomenda “de vez em quando se olhar no espelho e rir de si mesmo”! “Isso lhe fará bem”, acrescenta ele.
5 – “VIVA UMA INQUIETUDE SAUDÁVEL”
O Pontífice adverte contra tornar-se “um Peter Pan que não quer crescer” e permanece trancado em seu quarto. Ele nos encoraja a viver uma inquietação saudável em nossos “desejos e intenções”. “Aquela inquietação que sempre nos impulsiona a mudar, a nunca nos sentirmos como se tivéssemos ‘chegado’”, explica ele.
6 – “APRENDA A PEDIR DESCULPAS”
Estamos todos conscientes de que em nossas funções como mães, pais, amigos, filhos, filhas, etc., às vezes falhamos em corresponder às nossas expectativas ou aspirações e às de outros. “Estamos todos ‘em déficit’ na vida”, explica o Pontífice. Entretanto, ele acrescenta que “todos nós precisamos de misericórdia” e de fato nos lembra que “Deus vai sempre diante de você e perdoa você primeiro”.
7 – “APRENDA A LER SUA TRISTEZA”
Em um mundo onde a tristeza é vista como “um mal do qual fugir a qualquer custo”, o Papa Francisco oferece uma visão diferente. Ele vê a tristeza como um “indispensável despertar”. “Às vezes a tristeza funciona como um semáforo, nos dizendo: está vermelha, pare”, explica ele, nos chamando para abraçar esta emoção essencial.
8 – “TENHA GRANDES SONHOS”
“O Senhor não quer que estreitemos nossos horizontes, Ele não nos quer estacionados, mas correndo em direção a objetivos elevados com alegria e audácia”, exorta o Papa. Além disso, a realização dos sonhos de Deus para nós precisa ocorrer em nossa vida cotidiana, não apenas nos fins de semana ou nas férias, sublinha o Pontífice. Sonhar é como podemos abraçar a beleza da vida, diz ele.
9 – “NÃO DÊ OUVIDOS AOS QUE VENDEM ILUSÕES”
O Papa Francisco adverte contra aqueles que “falam de sonhos e vendem ilusões”, pois são “manipuladores da felicidade”.
10 – “SEJAM REVOLUCIONÁRIOS, VÃO CONTRA A MARÉ”
Em uma sociedade onde a norma é aproveitar o momento e não se preocupar em tomar decisões concretas e definitivas, o Chefe da Igreja Católica nos pede para sermos “revolucionários, para nos rebelarmos contra esta cultura que basicamente acredita que você é incapaz de assumir responsabilidades”. “Tenham a coragem de ser felizes”, ele exorta.
11 – “CORRA RISCOS, MESMO QUE VOCÊ ACABE SE ENGANANDO”
Para sermos felizes, o Pontífice diz que devemos ser ativos em nossas vidas e não observá-la “da varanda” ou ser como “um carro estacionado”. “Não confundir felicidade com sofá”, diz ele, encorajando-nos a assumir riscos e a superar nossos medos para não viver com uma “alma anestesiada”.
12 – “CAMINHE COM OS OUTROS”
O Papa Francisco sublinha a importância de ter uma comunidade e relações estreitas para nos permitir ser felizes. “Caminhe em comunidade, com amigos, com aqueles que o amam: isto o ajuda a chegar ao seu objetivo”. E se você cair, levante”, afirma ele, dizendo que o importante é não “permanecer caído”.
13 – “VIVER A GRATUIDADE”
O Papa Francisco nos encoraja a aprender de Deus que “dá livremente, ao ponto de até mesmo ajudar aqueles que não são fiéis”. Ele nos exorta a não estarmos constantemente medindo o que damos e recebemos em troca. “Recebemos a vida de graça; não pagamos por ela”. Portanto, todos podemos dar sem esperar nada”, explica o Pontífice.
14 – “OLHE PARA ALÉM DA ESCURIDÃO”
“Não deixe de procurar a luz no meio da escuridão que tantas vezes carregamos em nossos corações e vemos ao nosso redor”, encoraja Francisco. Ele nos convida a “olhar para cima” a fim de “superar a tentação de permanecer deitados no chão de nossos medos”.
15 – “LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ ESTÁ DESTINADO AO MELHOR”
Finalmente, para a última dica, o Papa Francisco nos lembra novamente que “Deus quer o melhor para nós: ele nos quer felizes”. Deus não nos pede nada, mas simplesmente deixa em nossos corações uma alegria que é “plena e altruísta” e “nunca diluída”.