Arraiá dos Capuchinhos continua neste domingo, a partir das 16h, com muita animação e comidas típicas

Na noite de ontem, a principal atração do primeiro dia do Arraiá dos Capuchinhos foi a apresentação da quadrilha formada por um grupo de jovens do bairro de São Cristóvão denominado “Fogo Novo”, que vem se apresentando em várias igrejas do Rio de Janeiro.

Por Emiton Rocha / Pascom

São duas noites (hoje é a última) com músicas dançantes, muita alegria, comidas e doces típicos. / Foto: Emilton Rocha

O Arraiá dos Capuchinhos começou animado na noite de sábado com as brincadeiras, músicas dançantes e muita comida típica. O destaque foi a apresentação da quadrilha integrada por jovens do grupo “Fogo Novo”, de São Cristóvão, que arrasaram na apresentação. A festa continua neste domingo a partir das 16h.

Em vídeo divulgado no dia 7 de junho, o reitor e pároco do Santuário Basílica de São Sebastião, frei Frei Jorge de Oliveira, convida os tijucanos para o tradicional “Arraiá dos Capuchinhos”, que será realizado nos dias 17 e 18 de junho (sábado e domingo), a partir das 16h, no pátio, à rua Haddock Lobo, 266, Tijuca.

No Brasil, as 7 maiores e melhores festas juninas são realizadas em São João de Campina Grande (PB), que se estende pelo mês inteiro; São João de Caruaru (PE), denominada a “capital do forró”; Forró Caju, em Aracaju (SE), seu evento mais popular; Mossoró Cidade Junina (RN), que arrasta multidões pelo Corredor Cultural da cidade; Salvador (BA): se a Bahia quase sempre é associada ao Carnaval, no mês de junho a folia muda de ritmo mas não diminui em nada a animação; Bumba-Meu-Boi, São Luís (MA), que começa no dia de Santo Antônio (13 de junho) e vai até o dia de São Marçal (30); e Cidade Junina, Teresina (PI), cuja capital se transforma em “cidade junina” todo mês de junho, e atrai quase 200 mil pessoas para seus festejos de São João.

As igrejas em geral também preparam a sua festa junina com muito carinho o que atrai o público que festeja Santo Antônio, São Pedro e São João.

Serão duas noites com música ao vivo, com muita alegria, comidas e doces típicos, cantina, lojinha de itens religiosos, correio elegante, pula-pula, caldos, milho verde, salsichão, canjica etc. Além de tudo isso, haverá barraca de pescaria, pastel de forno, pizzas, salsichão, churrasquinho, tapioca, cachorro quente, entre outras delícias. A festa tem início a partir das 16h. Participe e leve sua família. É diversão garantida, com certeza.

Origem das festas juninas

Os historiadores apontam que as origens da festa junina estão diretamente relacionadas a festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de solstício de verão. Essas festas eram realizadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita. Para melhor entendermos isso, é preciso considerar que o solstício de verão no hemisfério norte acontece exatamente no mês de junho.

O grupo Fogo Novo na foto para a posteridade, com Frei Almir Silva ao centro.

As comemorações realizadas por diferentes povos pagãos europeus começaram a ser cristianizadas a partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como a principal região do continente europeu. Assim, a festa originalmente pagã foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo.

Essa foi uma prática comum da Igreja Católica. Para facilitar a conversão dos diferentes povos pagãos, fazia-se uma aculturação das festividades, adicionando-as ao calendário católico e acrescentando nelas elementos cristãos. Outra festa na qual essa prática se repetiu, por exemplo, foi a comemoração do Natal, que acontece todo mês de dezembro.

A cristianização da festa está diretamente relacionada ao estabelecimento de comemorações de importantes figuras do catolicismo, exatamente na época da passagem para o verão, entre as quais se destacam Santo Antônio (homenageado dia 13 de junho), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). Por fim, muitos elementos típicos das comemorações pagãs ganharam novo significado.

Programação do Arraiá dos Capuchinhos 2023

Dias: 17 e 18 de junho, sábado e domingo

Local: Pátio do Santuário Basílica de São Sebastião (Igreja dos Capuchinhos)

Endereço: Rua Haddock Lobo, 266 – Tijuca – Informações: 2204-7900 / 98247-2737 (WhatsApp)