Abertas as inscrições para a Catequese Infantil no Santuário Basílica de São Sebastião

Do Catecismo da Igreja Católica: “Os pais são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos na fé, na oração e em todas as virtudes. Eles têm o dever de promover, na medida do possível, as necessidades físicas e espirituais de seus filhos.”

Pascom Capuchinhos

Já se encontram abertas as inscrições para a Catequese Infantil no Santuário Basílica de São Sebastião as quais deverão ser feitas na Secretaria Paroquial, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e sábado, de 8h às 11h. As atividades da Catequese Infantil serão feitas em encontros semanais aos sábados, às 14h30 (com missa às 17h). A duração é de 2 anos. O telefone para informações é 2204-7900.

A Iniciação Cristã

A catequese é uma das mais importantes pastorais da Igreja. Nela se dá a iniciação à vida cristã com os ensinamentos da fé em comunidade e estudo da Palavra de Deus. Ela é toda e qualquer forma de evangelização que a Igreja Católica encontra para fazer discípulos, dando suportes às pessoas para que conheçam e sejam melhor instruídos na fé cristã, no objetivo final de que tenham a vida no nome de Jesus Cristo e construam o Corpo de Cristo, a Igreja.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica (2252): “Os pais são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos na fé, na oração e em todas as virtudes. Eles têm o dever de promover, na medida do possível, as necessidades físicas e espirituais de seus filhos.”

A catequese é o ensinamento essencial da fé

O Papa João Paulo II disse: “A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de os iniciar na plenitude da vida cristã” (CT). Segundo O Novo Catecismo da Igreja Católica (1992) “no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai”.

A introdução de uma criança na vida religiosa começa em casa, desde o seu nascimento. A família, como Igreja doméstica, deve ser o berço da iniciação cristã. A presença dos pais na vida dos filhos passa pelo amor, respeito, exemplo e valores. É na catequese familiar que se aprende o amor a Deus e o respeito à Igreja. A oração deve ser aprendida em primeiro lugar na Igreja domiciliar, que é o lar.

A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade. Em sua origem, o termo “Catequese” diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa “Fazer” – “Ecoar” (gr. Kat-ekhéo). Assim a catequese tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus.

A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. Segundo o Documento de Puebla (1979) e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.

Iniciação Cristã: Catequese Infantil

Local: Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos

Endereço: Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca

Informações: 2204-7900