Desde o início de 2022 a preparação para a Jornada Mundial da Juventude segue a todo vapor
Por Laís Silva / A12 Redação
Chegamos a 2023, o ano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa, a Igreja de Portugal e os jovens de todo o mundo se preparam para esse grande encontro, mas esta preparação já começou há algum tempo.
Ao longo de 2022 foram vários momentos que marcaram essa caminha para a JMJ Lisboa. Relembrando um pouco do início desta preparação, podemos citar a divulgação dos 13 Patronos desta edição, que aconteceu em maio.
Dom Manuel Clemente, Cardeal de Lisboa, afirmou que os homens, mulheres e jovens escolhidos como Patronos, “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”.
Em agosto a Fundação JMJ Lisboa lançou a primeira campanha de rua para mobilizar os jovens. Os materiais da campanha levam a imagem do Papa Francisco que convida os peregrinos a estarem juntos em Portugal: “Vemo-nos em agosto de 2023!”
O Comitê Organizador Local (COL), iniciou uma jornada de peregrinação para convidar jovens de todo mundo, visitando diversos países, principalmente os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Em setembro o comitê visitou o Brasil, nesta viagem passou por diversas dioceses e esteve também no Santuário Nacional de Aparecida, durante a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Mais um passo importante e com certeza muito esperado pelos jovens, foi a data de abertura das inscrições para o evento. No Angelus do dia 23 de outubro, na Praça São Pedro, o Papa Francisco foi o primeiro a se inscrever para a JMJ Lisboa e convidou os jovens a participarem deste grande encontro.
Quem também se inscreveu foi o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que realizou a inscrição enquanto visitou a sede do Comitê Organizador Local (COL) da jornada de Lisboa.
Em novembro foi lançada a campanha “A Jornada Mundial da Juventude é para ti”, ação que também convida os jovens a participarem do encontro, mas desta vez quem ilustrou os cartazes da campanha foram os jovens.
Neste mesmo mês, a Igreja Católica celebrou o Dia Mundial da Juventude, que ocorreu na Solenidade de Cristo Rei, e foi marcado pela Jornada Mundial da Juventude a nível diocesano, chamada Jornada Diocesana da Juventude. Nesta ocasião, cada diocese pelo mundo organizou suas atividades de acordo com suas realidades para incentivar a juventude a ser mais ativa na Igreja.
Já no início de dezembro, mais uma ação foi realizada para fortalecer o acontecimento do evento, esta foi direcionada para convidar voluntários a participarem da organização e de auxílio aos jovens que participarão, com o nome: “A Jornada Mundial da Juventude precisa de ti”.
Ao longo de todo o ano de 2022 os Símbolos da JMJ continuaram sua peregrinação, visitando até o momento 16 Dioceses. Lembrando que a peregrinação da Cruz Peregrina e do ícone do Nossa Senhora Salus Populi Romani, continuam percorrendo dioceses portuguesas até chegar em Lisboa no período da Jornada 2023.
Entre as atividades, a Fundação da JMJ Lisboa realizou o Encontro Preparatório Internacional em Fátima, os ensaios presenciais do Coro da JMJ, o Boot Camps para os chefes de equipes que participarão do evento, lançou o desafio mundial de plantação de árvores, entre outras.