Homenagens à Virgem de Nazaré atraem cada vez mais fiéis à Basílica de São Sebastião nesta época do ano
Por Emilton Rocha / Fotos: Angela Zolhof
Com o tema “Maria, mãe de ternura e de misericórdia”, foi realizado de 6 a 9 de outubro (ontem), a edição 2016 do Círio de Nazaré no Santuário Basílica de São Sebastião – Capuchinhos, na Tijuca. A festa mariana, em homenagem à padroeira dos paraenses, já foi incorporada ao calendário do Rio de Janeiro nesta época do ano.
Durante as comemorações, muitos fiéis, grande parte de origem paraense, participaram da festa em louvor a Nossa Senhora de Nazaré, na Zona Norte, que teve como ponto alto as procissões luminosa (sábado) e a de encerramento do tríduo (domingo), quando centenas de devotos percorreram as ruas da Tijuca cantando e orando. Neste ano, as homenagens começaram no dia 8 de outubro, com o tríduo, e terminaram no dia 11, com uma grande procissão pelas ruas do bairro e missa solene.
A festa do Círio de Nazaré, em devoção à Virgem de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil, realizada anualmente em Belém do Pará, e um dos maiores eventos religiosos do mundo, que reúne cerca de dois milhões de pessoas em todos os cultos e procissões. Em Portugal é celebrada no dia 8 de Setembro, na Vila da Nazaré.