Dia do Santo teve missas solenes, bênção dos animais e até um delicioso bolo para os devotos
Na quarta-feira, 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, considerado o mais santo dos italianos e protetor dos animais, o Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos rendeu-lhe homenagens durante a Semana Franciscana, que foi iniciada no dia 26 de setembro, com uma bela programação, que culminou com a festa maior no dia do Santo: três missas solenes, a tradicional bênção dos animais e até um delicioso bolo para os devotos.
Conheça os Capuchinhos
Os Capuchinhos estão em Portugal há pouco mais de 50 anos. Mas a Ordem Capuchinha tem quase 500 anos. No ano de 1528, em plena consolidação de uma das mais extraordinárias alianças de continentes, povos e culturas que o mundo conheceu, por iniciativa do povo português – estávamos na época dos descobrimentos portugueses -, nascia a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Um nascimento que é fruto do amor a São Francisco de Assis e que encontra, no dinamismo da sua maneira de viver o Evangelho, o segredo para se robustecer e dilatar pelos quatro cantos do Mundo.
São Francisco de Assis (1182-1226) deu origem a três Ordens Religiosas na Igreja, cada uma com a sua própria Regra de vida: a Ordem dos Frades Menores, a Ordem das Irmãs Clarissas (de clausura) e a Ordem dos Irmãos da Penitência (Ordem Terceira ou Ordem Franciscana Secular). Com o andar dos tempos, da tensão entre a fidelidade ao espírito da Regra primitiva e a fidelidade aos valores e interpelações de cada tempo e lugar, a Ordem dos Frades Menores ramificou-se em 3 Ordens diferentes, embora com a mesma Regra escrita por São Francisco em 1223: Frades Menores Conventuais, Frades Menores Observantes e Frades Menores Capuchinhos.