O sepultamento será realizado nesta quinta-feira
Por Capuchinhos do Brasil /CCB
Dom Antônio era bispo emérito de Teixeira de Freitas (BA) e pertencia a Província do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O corpo de dom Antônio chega hoje Teixeira de Freitas-BA.
O bispo emérito da diocese de Teixeira de Freitas (BA), Dom Frei Antônio Eliseu Zuqueto faleceu nesta terça-feira, 23 de agosto. O prelado estava internado em Colatina (ES) e estava doente há duas semanas. O laudo sobre a morte do bispo apontou insuficiência respiratória e renal.
Dom Antônio Eliseu tinha 88 anos e era natural de Resplendor (MG). Foi ordenado presbítero em 19 de março de 1955, em Santa Teresa (ES). Nomeado bispo, em 14 de março de 1980. Recebeu a ordenação episcopal em 08 de junho de 1980, em Itambacuri (MG). Escolheu como lema “Ipse Nostra Pax” (Cristo é nossa paz).
De acordo com informações da diocese, hoje, às 19h, haverá missa de corpo presente, presidida pelo arcebispo de Vitória, dom Luiz Mancilha Vilela, na Igreja Matriz de Marilândia. O corpo de dom Antônio chega a Teixeira de Freitas amanhã, 24. O sepultamento ocorrerá na quinta, 25, na nova Catedral São Pedro, na parte da manhã.
_______________________________________________________________________________
Comunicado
Comunicamos, com muito pesar, o falecimento de nosso confrade Dom Frei Antônio
“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crer em mim, ainda que morra viverá. E quem vive e crê em mim jamais morrerá” (Jo 11, 25s)
Elizeu Zuqueto OFMCap, bispo emérito da diocese de Texeira de Freitas-Caravelas, Estado da Bahia. A sua páscoa definitiva ocorreu na manhã do dia 23 de agosto de 2016, devido a insuficiência respiratória e renal.
Frei Antônio, nasceu no dia 29 de abril de 1928 em Resplendor-MG. Realizou a sua Primeira Profissão Religiosa no dia 06/01/1949. Foi Ordenado no dia 19/03/1955, festa de São José. No dia 25/03/1980 foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo auxiliar de Teófilo Otoni-MG e, no dia 08 de junho do mesmo ano, Ordenado Bispo na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos em Itambacuri-MG. Em 02 de julho de 1983, foi transferido como Bispo titular da Diocese de Teixeira de Freitas e Caravelas – Bahia. Seu lema episcopal era “Cristo é a nossa paz”.
Com formação filosófica e teológica, frei Antônio exerceu várias funções na Província do Rio de Janeiro e Espírito Santo, ainda quando era Custódia e Vice-Província: Guardião, Diretor do Seminário e Pároco em Santa Teresa-ES. Diretor do Curso de Filosofia e também Pároco em Itambacuri-MG. Guardião e Pároco em Conceição do Mato Dentro-MG. Pároco na Igreja São Sebastião na Tijuca, Rio de Janeiro e membro do Conselho dos Presbíteros da Arq. do Rio de Janeiro. Foi primeiro Conselheiro da Custódia e Vice-Provincial por dois triênios quando a Custódia passou a ser Vice-Província.
Frei Antônio sempre se destacou como um frade simples, muito trabalhador e extremamente dedicado à missão e às responsabilidades que lhe foram confiadas ao longo de sua vida. Um homem do povo, muito generoso, humilde e fraterno. Suas palavras marcantes e permanentes aos seus confrades e amigos eram: “Coragem e perseverança!”.
Conforme nosso Projeto de Vida Fraterna, número 48, cada Fraternidade celebre uma missa na intenção dos confrades falecidos.
Unimos nossos sentimentos, solidariedade e orações à família do frei Antônio e à Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas – Bahia!
Com orações,
Ordem dos Frades Menores Capuchinhos
Província Nossa Senhora dos Anjos – RJ/ES
Frei Edcarlos M. Hoffman OFMCap
Secretário Provincial