Capuchinhos condecorados com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto

DSC_3792a_matéria site

Frei Luiz Carlos recebe do vereador Reimont Otoni o conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto 

Um grande trabalho reconhecido

Os frades capuchinhos são os guardiões das três mais importantes relíquias da cidade do Rio de Janeiro

Emilton Rocha / Pascom

Na noite de ontem, dia do aniversário da Cidade, foi realizada a solenidade de entrega do conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, no Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca. A iniciativa do agraciamento foi do vereador Reimont Otoni, que, para justificar tão nobre homenagem, levou em conta a estreita ligação da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos com a guardiania de nossa cidade, segundo a qual a Ordem Franciscana Capuchinha está presente em toda história do Rio de Janeiro. Os barbadinhos, como são chamados, têm o título de Guardiães da Cidade Maravilhosa.

DSC_3660a_materia site

Quando do desmonte do morro do castelo na década de 20 do século XX, lá estavam eles, zelosos a garantir que o patrimônio histórico da cidade fosse preservado. A trasladação dos restos mortais de Estácio de Sá, da Pedra Fundamental da Cidade e da pequenina imagem do Padroeiro São Sebastião trazida por Estácio no século XVI aconteceu sob o olhar atento dos frades capuchinhos, provenientes de Siracusa, no sul da Itália. Do morro do Castelo para a Praça Saens Peña e daí para a Rua Hadock Lobo 266. Os Frades capuchinhos da Itália e do Brasil, ininterruptamente vêm desempenhando o papel fundamental de preservação deste que é o patrimônio fundante de nossa cidade.

Presentes ao evento Frei Luiz Carlos, ministro provincial do Rio de Janeiro e Espírito Santo; Frei Liomar, presidente da Conferência dos Capuchinhos no Brasil e ministro provincial da Bahia e Sergipe; Frei Reinaldo, reitor do Santuário Nossa Senhora dos Anjos em Itambacuri (MG); Ernane Simões de Mello Filho, professor de Geografia e Ensino Religioso. Também compareceram os Freis Edcarlos, Reginaldo, noviços e pós-noviços capuchinhos.

DSC_3836a_matéria site

O Coral de São Sebastião interpretou o Hino Nacional, no início, e Cidade Maravilhosa ao término. A professora e Coordenadora da Catequese Infantil, Aline Almôndega Moreira e o representante do Conselho Pastoral e Ministro da Eucaristia, Manoel Antonio Lopes Tavares, prestaram suas homenagens.

A Medalha de Mérito Pedro Ernesto A Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a principal Comenda que o Rio de Janeiro possui e foi criada em 20 de outubro de 1980. Ela é a principal homenagem que o Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional.

Artigo anteriorArcebispo do Rio celebra missa pelos 451 anos da cidade
Próximo artigo24 horas para o Senhor