Influencer católico, agente da Pascom e missionário digital. O que cada um faz?

Antoine Mekary | ALETEIA

Cada vez mais padres e fiéis leigos estão evangelizando pelos meios de comunicação. A pandemia de 2020 proporcionou uma surpresa quando as equipes de Pastoral da Comunicação proporcionaram as transmissões das celebrações.

Paulo Teixeira / Aleteia

Quem poderia imaginar que as equipes, composta em geral por pessoas muito jovens, oferecessem esse serviço tão essencial. Esse contexto ressaltou a importância da atuação dos católicos nos meios de comunicação, também como produtores de conteúdos em seus veículos próprios e nas redes sociais.

No final de julho, em concomitância com o Jubileu dos Jovens, Roma sediou o Jubileu dos Missionários Digitais e Influenciadores Católicos. Um marco importante para refletir e celebrar a missão digital da Igreja. Primeiramente, vamos definir quem são os missionários, influenciadores e agentes de pastoral.

Missionário digital

É aquele que assume a evangelização na internet como um novo “continente” para alcançar pessoas que estão longe da Igreja ou que buscam respostas para questões espirituais. Ele pode fazer parte de um grupo ou agir de modo pessoal. Mesmo estando ligado a um movimento ou comunidade, o missionário digital produz conteúdos voltados para o público em geral. Por exemplo, é provável que não transmita comunicados de sua paróquia nem fale da espiritualidade de seu movimento, mas apresente conteúdo ligado à doutrina cristã e dirija mensagens, inclusive, para quem não participa da Igreja.

missionário digital não recebe um mandato para essa missão, mas como católico, a exerce em comunhão com a Igreja Católica. Os temas da Igreja são abordados em seu trabalho, segue as indicações dos bispos e se baliza pela posição da Igreja. Podem surgir críticas em seu trabalho, mas dentro das tensões que não ferem a comunhão

O missionário digital deve ter formação sobre a doutrina católica para elaborar seus conteúdos e se liga ao público pela publicação em sequência e de temas conexos. Por exemplo, padres pregadores, cursos on line e palestras temáticas; também momentos de oração e espiritualidade são conduzidos por missionários digitais, ao invés de se reunirem no templo, os fiéis se encontram de modo virtual para momentos de oração.

A Pascom promove o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação, buscando maior visibilidade para a ação evangelizadora da Igreja e também envolvendo profissionais da comunicação nas reflexões da Igreja.

Influencer católico

O influencer é semelhante ao missionário digital, mas ele promove sua mensagem a partir de si mesmo. Ele se constrói como personagem, apresenta conteúdo atualizado e apresenta reflexões a partir de diversos pontos de vista. O influencer se liga às métricas, às tendências e ao fluxo de seguidores.

A formação do influencer deve ser sólida na doutrina católica a ponto de poder falar dos temas da fé à partir das tendências das redes sociais.

O influencer deve dominar também os sistemas de publicação, as linguagens e as formas técnicas adequadas de publicar os conteúdos.

O influenciador católico atua em comunhão com a Igreja. Ele não fala mal de bispos ou padres, embora possa criticar diversas situações dentro da sua dinâmica reflexiva.  Diferente do missionário que publica conteúdo de forma sequencial, o influenciador apresenta conteúdos diversos e de maneiras diversas. Um exemplo, por cima e não específico, desta distinção pode ser dado nas seguintes figuras: É missionário digital o padre que publica comentários sobre o evangelho dominical semanalmente gravados em seu escritório; o influenciador vai comentar sobre o evangelho dominical em vídeo enquanto caminha saindo da missa e trazendo temas da atualidade para reflexão.

Agente da Pastoral da Comunicação

Nas paróquias e comunidades são muito queridos os agentes da Pastoral da Comunicação. São pessoas que fazem desde o boletim informativo até as transmissões das celebrações. Esses agentes, diferente dos dois perfis citados anteriormente, são ligados à instituição, fazem parte da pastoral orgânica da Igreja Católica e atuam de maneira coordenada.

A Pastoral da Comunicação atua também no ambiente digital. Ela produz conteúdos evangelizadores, mas ligados à paróquia. Certamente uma mensagem da Pascom dá a volta ao mundo e vai além dos fiéis do território paroquial. Dessa forma, a Pascom é um importante cruzamento, por meio dela se liga o global e o local, no sentido que a mensagem virtual que gira pelo global encontra sua realização no local. Pastoral da Comunicação é mais do que comunicados da paróquia, mas ela é sobretudo integração da comunidade, territorial e virtual. Os agentes da Pastoral da Comunicação também atuam dentro da comunidade, promovendo a comunicação entre as pessoas. Avisos do mural da paróquia, pela ação da Pascom chegam aos feeds dos fiéis. Além disso, as transmissões fazem com que mesmo quem está doente ou vive longe, possa se unir àquela comunidade nas orações e eventos.

Pastoral da Comunicação, no atual contexto, é como um “novo pentecostes” na Igreja, no sentido de que promove uma nova integração entre as pessoas, de dentro e fora da comunidade, por meio de diversas ações de comunicação.

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