Hoje começa maio, mês dedicado à Virgem Maria

Peregrinos na audiência geral de quarta-feira, 9 de agosto de 2023, seguram uma imagem da Virgem Maria. | Crédito: Daniel Ibañez/CNA

A Igreja, em sua sabedoria, pede que seus filhos sejam especialmente devotos de Mãe Maria durante o mês de maio e que sejam particularmente gratos por todos os seus cuidados.

Por ACI Prensa

A Igreja Católica dedica todo o mês de maio à Bem-Aventurada Virgem Maria, mãe de Deus e mãe espiritual de todos.

No plano da salvação, a Bem-Aventurada Virgem Maria ocupa um lugar especial. Em virtude de seu papel de mãe do Filho de Deus por eleição divina, ela foi concebida imaculada — isto é, sem a mancha do pecado original — e, por fidelidade ao seu Filho, foi coroada rainha do céu e da terra.

Tudo o que Maria disse e fez leva a Cristo. Quem conhece uma criança melhor do que uma mãe? E que criança boa e amorosa não conhece sua mãe e não a ama de todo o coração?

Maria conhecia e amava Jesus como ninguém na Terra — e ama cada um de seus filhos, seres humanos, com afeição e ternura semelhantes.

A Igreja, em sua sabedoria, pede que seus filhos sejam especialmente devotos de Mãe Maria durante o mês de maio e que sejam particularmente gratos por todos os seus cuidados.

Um modelo para cada cristão

Maria, a mais humilde de todas as mulheres, é um modelo para todas, hoje, aqui e agora. Ela é um modelo de maneira particular para cada mulher, como expressou o Papa Francisco:

“Só há um modelo para ti, Maria: a mulher da fidelidade, aquela que não entendeu o que lhe acontecia, mas obedeceu. Aquela que, assim que soube o que a prima precisava, partiu [para ajudá-la], a Virgem da Prontidão. Aquela que se refugiou num país estrangeiro para salvar a vida do seu filho”, disse o Papa Francisco durante uma mensagem de abril de 2014 a 20.000 jovens reunidos em Buenos Aires, Argentina, para uma jornada regional da juventude.

O primeiro discípulo

Anos mais tarde, durante uma catequese em 24 de agosto de 2021, o Papa Francisco chamou Maria de “a primeira discípula de Jesus” e nos lembrou que “Maria está ali, rezando por nós, rezando por aqueles que não rezam. Por quê? Porque ela é nossa mãe”.

A Virgem, por meio de Jesus, aproximou o céu de nós, e sua vida é a melhor prova de que é possível alcançá-lo. O Papa Francisco disse isso muito bem: “Ela nos mostra que o céu está ao nosso alcance, se também nós não cedermos ao pecado, louvarmos a Deus com humildade e servirmos aos outros com generosidade” (Papa Francisco, Discurso do Angelus na solenidade da Assunção, 15 de agosto de 2022).

Uma versão desta matéria foi publicada originalmente pela ACI Prensa, parceira de notícias em espanhol da CNA. Ela foi traduzida e adaptada pela CNA.

Artigo anterior11 citações poderosas do Papa Francisco sobre São José e seu “coração de pai”
Próximo artigoMês das noivas: Nove conselhos do papa para preparar o casamento