Vaticano diz que cardeais celebrarão liturgias da Semana Santa enquanto a saúde do Papa Francisco melhora

O Papa Francisco beija o pé de uma das 12 mulheres cujos pés ele lavou na Prisão Feminina de Rebibbia, em Roma, na Quinta-feira Santa, 28 de março de 2024. | Crédito: Mídia do Vaticano

O papa de 88 anos, que está se recuperando de um caso prolongado de pneumonia dupla, delegou o cardeal italiano Domenico Calcagno para celebrar a missa do crisma na Basílica de São Pedro na manhã da Quinta-feira Santa.

Por Hannah Brockhaus / Catholic News Agency

Para a Semana Santa, o Papa Francisco delegou três cardeais para celebrar as liturgias da Quinta-feira Santa e da Sexta-feira Santa do Vaticano, já que o estado de saúde do pontífice continua melhorando constantemente, disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé na terça-feira.

O papa de 88 anos, que está se recuperando de um caso prolongado de pneumonia dupla, delegou o cardeal italiano Domenico Calcagno para celebrar a missa do crisma na Basílica de São Pedro na manhã da Quinta-feira Santa.

O cardeal Claudio Gugerotti, prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais, conduzirá a celebração da Paixão na basílica do Vaticano na tarde da Sexta-feira Santa e, na mesma noite, o vigário geral de Roma, cardeal Baldassare Reina, presidirá a Via Sacra no Coliseu com meditações escritas por Francisco.

Ainda não foi decidido quem celebrará a Missa da Vigília Pascal no sábado à noite e a Missa do Domingo de Páscoa, disse o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, na terça-feira.

Também não está claro o quanto o Papa Francisco participará das liturgias da Semana Santa e da Páscoa no Vaticano, depois que o pontífice de 88 anos fez uma aparição surpresa na Praça de São Pedro durante a missa do Domingo de Ramos em 13 de abril.

Pela primeira vez desde sua hospitalização de 39 dias no início deste ano, o papa não estava usando tubos nasais para ajudar a respirar durante sua breve aparição no final da missa pública.

Segundo Bruni, Francisco agora consegue ficar mais tempo sem oxigênio suplementar, exceto quando necessário à noite. A mobilidade e a voz do pontífice também estão melhorando, e ele está realizando reuniões de trabalho curtas para discutir assuntos importantes da Igreja com os chefes dos dicastérios do Vaticano.

O Papa Francisco não tem agenda pública enquanto se recupera de múltiplas infecções respiratórias que o levaram ao hospital em fevereiro, mas ele fez várias aparições inesperadas na última semana, incluindo uma visita para rezar diante de seu ícone mariano favorito, “Salus Populi Romani”, na Basílica de Santa Maria Maior em 12 de abril.

O papa também surpreendeu turistas e peregrinos na Basílica de São Pedro em 10 de abril, quando foi levado de cadeira de rodas para a basílica do Vaticano vestindo uma camiseta branca e calças pretas, enquanto estava envolto em um cobertor, em vez de estar vestido com sua batina branca e zucchetto de costume.

Agora, pouco mais de três semanas após sua alta do hospital, as aparições marcam a retomada gradual da vida pública do papa durante uma convalescença que deve durar mais algumas semanas.

Artigo anteriorSanto do dia 16 de abril: Santa Bernadete Soubirous
Próximo artigoComo ganhar indulgência no Tríduo Pascal