Papa Francisco pede aos cristãos que comecem a Quaresma ‘cheios de esperança’ nas pegadas de Jesus Cristo

Uma mulher recebe cinzas na observância da Quarta-feira de Cinzas em uma igreja em Manila, Filipinas, em 5 de março de 2025. O período de 40 dias da Quaresma começa para os católicos ao redor do mundo na Quarta-feira de Cinzas. | Crédito: TED ALJIBE/AFP via Getty Images

Por Kristina Millare / Catholic News Agency

O Papa Francisco pediu aos cristãos na Quarta-feira de Cinzas que sigam os passos de Jesus Cristo, cheios de esperança, durante o período da Quaresma.

Em sua catequese preparada para 5 de março , o Santo Padre, que permanece internado no Hospital Gemelli, em Roma, para tratamento de pneumonia dupla, falou sobre o desejo de Jesus, aos 12 anos, de viver sua missão como Filho de Deus.

“Jesus quer viver sua vocação como filho do Pai que está a seu serviço e vive imerso em sua palavra”, disse ele. “As primeiras palavras de Jesus [na Bíblia] reconhecem que essa paternidade traça suas origens daquela de seu Pai celestial, cuja primazia indiscutível ele reconhece.”

Em sua catequese, o Santo Padre também refletiu sobre como os pais de Jesus, Maria e José, tiveram que amadurecer em sua própria compreensão da vocação e missão de seu filho em crescimento.

Refletindo sobre o relato do Evangelho de São Lucas, quando Jesus, com 12 anos, ficou no Templo de Jerusalém, o papa disse que Maria e José sentiram a dor de pais com um filho desaparecido.

“Ao retornar ao Templo”, disse o papa, “eles descobrem que aquele que, aos seus olhos, até pouco tempo antes, ainda era uma criança a ser protegida, de repente parece adulto, capaz agora de se envolver em discussões sobre as Escrituras, de se manter firme com os mestres da lei”.

Embora tenha tido uma “comunhão única com o Verbo de Deus” como mãe de Deus, o Santo Padre disse que Maria não foi poupada de um exigente “aprendizado” no aprendizado da vontade de Deus em cada momento de sua vida.

“Ao longo desta viagem, a Virgem é peregrina de esperança, no sentido forte de que se torna ‘filha do seu Filho’, a primeira dos seus discípulos”, partilhou o papa na sua catequese.

“Maria trouxe ao mundo Jesus, esperança da humanidade”, continuou ele. “Ela o alimentou, o fez crescer, o seguiu, deixando-se ser a primeira a ser moldada pela Palavra de Deus.”

Ao se deixarem guiar por Jesus, o papa disse que os cristãos podem imitar a “resposta de amor” de Maria e José durante o período da Quaresma.

“Sigamos também nós os passos do Senhor”, disse o papa na sua catequese da Quarta-feira de Cinzas.

Artigo anteriorCondição do Papa Francisco ‘continua complexa’ na Quarta-feira de Cinzas
Próximo artigoQuatro maneiras de lucrar indulgência plenária a cada dia na Quaresma