Carlo Acutis mostra aos jovens ‘a plenitude da vida’ em Cristo, diz o papa

Papa Francisco (segunda, 3) com membro de grupo de peregrinação organizado com a Conferência Episcopal Nórdica na Aula Paulo VI, no Vaticano. | Vatican Media

“Como parte dos eventos deste ano, em 27 de abril celebraremos a canonização do beato Carlo Acutis”, disse Francisco.

Courtney Mares / ACI Digital

O papa Francisco disse ontem (3) que o beato Carlo Acutis mostra aos jovens que “a plenitude da vida” se encontra em seguir Jesus.

Falando a peregrinos católicos da Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia, o papa deu uma mensagem especial aos jovens, indicando o futuro santo Acutis como um exemplo de discipulado alegre.

“Como parte dos eventos deste ano, em 27 de abril celebraremos a canonização do beato Carlo Acutis”, disse Francisco.

“Esse jovem santo de e para os nossos tempos mostra a vocês, e a todos nós, como é possível no mundo de hoje para os jovens seguirem Jesus, anunciar sua doutrina com os outros e, assim, encontrarem a plenitude da vida na alegria, liberdade e santidade”.

Papa Francisco fala ontem (3) a membros de grupo de peregrinação organizado pela Conferência Episcopal Nórdica na Aula Paulo VI, no Vaticano. | Vatican Media

O papa então exortou os jovens católicos a abraçarem seu papel na Igreja, citando sua exortação apostólica Christus Vivit : “Que o Espírito Santo vos impulsione nesta corrida para a frente. A Igreja precisa do vosso ímpeto, das vossas intuições, da vossa fé. Nós temos necessidade disso!”

A audiência papal com o grupo de peregrinação organizado pela Conferência Episcopal Nórdica é uma das muitas audiências do papa, de 88 anos, neste ano, enquanto peregrinos viajam para Roma do mundo todo para o Ano Jubilar 2025.

Refletindo sobre o tema do jubileu, “Peregrinos da Esperança”, Francisco encorajou os católicos escandinavos a se fortalecerem em sua fé.

“É minha oração, então, que sua esperança seja fortalecida nestes dias. Vocês certamente já estão cientes dos sinais de esperança em seus países de origem, pois a Igreja em suas terras, embora pequena, está crescendo em números”, disse o papa.

Apesar do alto nível de secularização, a Igreja nos países nórdicos continua a se expandir, experimentando um crescimento anual de 2% devido à imigração, conversões e comunidades florescentes.

O papa atribuiu esse aumento à providência de Deus.

“Ela sempre cresce. Podemos agradecer a Deus Todo-Poderoso que as sementes de fé plantadas e regadas ali por gerações de pastores e pessoas perseverantes estejam dando frutos. E isso não deveria nos surpreender, porque Deus é sempre fiel às suas promessas”, disse Francisco.

O papa Francisco disse aos peregrinos que a jornada deles não terminou em Roma, mas era parte de um compromisso vitalício com o discipulado e a evangelização.

“Ao visitarem os vários locais sagrados na Cidade Eterna, especialmente os túmulos dos santos apóstolos Pedro e Paulo, também rezo para que sua fé no Senhor Jesus e sua consciência de pertencer a ele e uns aos outros na comunhão da Igreja sejam nutridas e aprofundadas”, disse o papa.

Francisco pediu aos peregrinos que levem o espírito de sua jornada de volta para casa, enfatizando que a fé deve ser anunciada aos outros.

“Uma peregrinação não termina, mas muda seu foco para a ‘peregrinação do discipulado’ diária e o chamado para perseverar na tarefa de evangelização”, disse o papa Francisco.

“Nesse sentido, eu encorajaria suas vibrantes comunidades católicas a cooperar com seus companheiros cristãos, pois nestes tempos desafiadores, marcados pela guerra na Europa e ao redor do mundo, nossa família humana precisa muito de um testemunho unificado da reconciliação, cura e paz que só podem vir de Deus”.

“Não pode haver ‘trabalho’ maior do que transmitir a mensagem salvadora do Evangelho aos outros, e somos chamados a fazer isso especialmente pelos que estão nas margens”, disse o papa.

Artigo anterior“Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança”, tema do Dia Mundial dos Avós
Próximo artigoSanto do dia 5 de fevereiro: Santa Águeda