“Esse ano com o lema ‘acolhei-nos como peregrinos da esperança’ a ideia era trazer a imagem de Nossa Senhora como a mãe que nos acolhe e fazer alusão à imagem do jardim, por isso Nossa Senhora estará acompanhada de flores até a sua base.
Por Nathalia Queiroz / ACI Digital
O Santuário Nacional de Aparecida apresentou ontem (26) os mantos de Nossa Senhora Aparecida que serão usados na Festa da Padroeira 2024, que vai de 3 a 12 de outubro, e tem como tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”. Os mantos foram feitos pelas irmãs do Carmelo de Santa Teresinha.
“A gente não sabe nem como explicar a alegria de poder bordar o mantinho para a mãe”, disse a carmelita irmã Maria Regina, ao portal A12, site oficial do Santuário Nacional Aparecida. “Vou colocando as pedrinhas em oração, rezando, rezando por todos os que pedem as minhas orações, a minha família, eu rezo por todos ali durante o manto”.
A Festa da Padroeira começa com a novena que vai de 3 a 11 de outubro e será rezada todos os dias às 15h e às 19h. Há um manto de Nossa Senhora especial para a novena da tarde e outro para a novena da noite.
“O manto da tarde nos traz uns elementos que representam as três virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade. O símbolo tão bonito da âncora que representa a esperança de todo cristão que é depositada em Maria que nos ancora a Jesus”, disse o missionário redentorista, padre Diego Antônio, ao portal A12.
“Já o manto da noite traz como símbolo principal a estrela, Maria como esta estrela que brilha no céu anunciando a chegada do sol que é Jesus”, continuou.
Segundo o padre Diego, todos os elementos que compõem o manto são inspirados no tema escolhido para a novena, representando a “esperança que conduz a Jesus”.
Desde 2010, as irmãs do Carmelo de Santa Teresinha, que fica em Aparecida (SP), bordam um manto diferente a cada ano. O processo inclui a escolha das pedras, a colocação do forro, franjas e strass. O projeto começa cerca de um mês antes da entrega.
A irmã Maria Regina contou que fica “feliz de saber que está ajudando muita gente a rezar mais, ter mais devoção a Nossa Senhora. Eu fico feliz quando vejo as pessoas tentando chegar perto, pelo menos estão rezando, estamos ajudando a salvar o mundo”.
O trono foi desenhado pelo arquiteto sacro Almir Neto e foi feito em madeira pelos funcionários do Santuário Nacional.
“Esse ano com o lema ‘acolhei-nos como peregrinos da esperança’ a ideia era trazer a imagem de Nossa Senhora como a mãe que nos acolhe e fazer alusão à imagem do jardim, por isso Nossa Senhora estará acompanhada de flores até a sua base. Também usamos madeira para trazer esse material aconchegante, que nos abraça, que nos lembra realmente a casa da mãe”, diz Almir Neto.
O dia 12 de outubro, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, será celebrado com missas às 6h, 9h (missa solene), 12h (missa das crianças), 14h e consagração solene de Nossa Senhora às 15h na basílica histórica. A missa de encerramento será às 18h. Tudo terminará com a procissão solene e show pirotécnico.
A novena da padroeira é celebrada no altar central do Santuário Nacional e pode ser acompanhada pela TV Aparecida e no YouTube do Santuário Nacional.