Cerimônia de inauguração teve uma missa celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal dom Orani Tempesta, com a participação de centenas de fiéis.
Por A12 Redação
Quiosque na Praia do Guido tem missas quatro vezes por semana
Para os turistas que passeiam pela Praia do Guido, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro (RJ), um novo quiosque foi inaugurado em honra ao venerável Guido Schäffer como um espaço de evangelização nas areias da praia carioca.
Em 1982 a comunidade inaugurou seu primeiro Centro Católico de Evangelização que era uma lanchonete e livraria. A missão era evangelizar jovens afastados de Cristo e que jamais buscariam uma Igreja. A Shalom espalhou lanchonetes por todo o Brasil e pelo mundo, mas o Quiosque do Guido é a primeira na praia.
A cerimônia de inauguração teve uma missa celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal dom Orani Tempesta, com a participação de centenas de fiéis.
Segundo o gerente, Eduardo França, o quiosque já existia e era administrado pelo Santuário Cristo Redentor, mas não era comercial, só tinha missa. No ano passado começaram as negociações com a Comunidade Shalom para que esta assumisse a gestão e oferecesse um espaço mais completo com a venda de comidas, bebidas além do espaço para reflexões, orações e missas.
O Quiosque do Guido funciona de domingo a domingo das 9h às 21h. Tem missa toda quarta, quinta, sábado e domingo às 9h.
Guido Schäffer: Uma história de santidade
Ele nasceu em 22 de maio de 1974, em Volta Redonda, Rio de Janeiro. Em 1988, formou-se em Medicina e, um ano depois, iniciou sua residência médica na Santa Casa de Misericórdia e o atendimento médico à população de rua com as Missionárias da Caridade. Em 2001, passou a integrar o corpo clínico da Santa Casa e a atuar na Pastoral da Saúde.
Inclinado ao ministério presbiteral, iniciou os estudos preparatórios no Mosteiro de São Bento, em 2002, e ingressou no Seminário São José em 2008. O seu amor à Eucaristia, a sua vida de profunda oração, a sua entrega abnegada aos pobres e doentes, a sua dedicação missionária e a sua humildade em esperar o momento de receber o Sacramento da Ordem, que fortemente desejava, são traços que compõem o retrato da alma de Guido.
Em 1º de maio de 2009 ele faleceu, vítima de afogamento enquanto surfava na Praia do Recreio dos Bandeirantes. Em 2018, o trecho da praia do Recreio entre o posto 11 e 12 passou a ser chamado de Praia do Guido em sua homenagem.