Itambacuri tem o maior Santuário Mariano do Estado de Minas Gerais, onde a devoção a Nossa Senhora dos Anjos já dura mais de 150 anos, passando de geração em geração
Emilton Rocha / Pascom RJ
A cidade de Itambacuri, localizada no interior de Minas Gerais e conhecida como a ‘Cidade Franciscana’, deu início ontem (24/7) à novena em honra à sua padroeira, Nossa Senhora dos Anjos, também padroeira da Província que leva seu nome, cujos frades viajaram em massa até o município para a organização dos festejos. A novena que se estenderá até o dia 1° de agosto e a tão aguardada festa será celebrada no dia seguinte – 2 de agosto.
Para Frei Luiz Carlos Siqueira (foto), pároco do Santuário, “esse é um momento de confraternização nas famílias e a cidade tem nesse momento uma visibilidade que durante o ano ela não tem. Outro ponto importante é a presença das romarias que acontecem principalmente nos dias 1 e 2 de agosto” – diz.
O belo título de Nossa Senhora possui origens franciscanas. A Ordem dos Frades Menores é possuidora da grandiosa basílica de Santa Maria dos Anjos, localizada em uma planície perto de Assis, na Itália. No seu interior existe a capela da Porciúncula, onde São Francisco faleceu. O local é considerado como o lugar onde foi fundada a Ordem Franciscana.
A Porciúncula foi a capela onde São Francisco recebeu a grandiosa indulgência do “Dia do Perdão”, comemorado todos os anos no dia 2 de agosto. Até os dias atuais, a festa do Perdão é uma das festas mais importantes para a Ordem Franciscana. Muito tempo depois, Papa Pio XII estendeu a indulgência para toda a Igreja Católica.
Ninguém sabe com certeza a origem da capela, mas diz a tradição que um grupo de peregrinos que voltava da Terra Santa a construiu e que nela havia uma relíquia do túmulo de Nossa Senhora. Tal relíquia era muito venerada. Quando os fiéis se reuniam na capela para rezar, eles podiam ouvir o coro dos anjos, motivo pelo qual a capela e a posterior basílica foram chamadas de Nossa Senhora dos Anjos.
O município de Itambacuri tem o maior Santuário Mariano do Estado de Minas Gerais, onde a devoção a Nossa Senhora dos Anjos já dura mais de 150 anos, passando de geração em geração. Foram mais de 250 freis que passaram por esta região evangelizando nos principais municípios do entorno da cidade de Itambacuri: Poté, Malacheta, São José do Divino, Pescador, Nova Belém, Itabirinha de Mantena, Central de Minas e São João do Manteninha.
A festa de Nossa Senhora dos Anjos não é só importante no sentido religioso, mas também para o turismo local. O comércio da cidade fica aquecido o que impulsiona a economia com a chegada de caravanas de fieis de todo o país para homenagear a padroeira.
A programação da novena prevê quatro missas diariamente: às 5h30, 8h30, 15h e 19h. A Missa Solene em 2 de agosto será presidida às 10h, por Dom Messias dos Reis Silveira. A procissão com a Imagem de Nossa Senhora dos Anjos sairá às 17h. Abaixo, toda a programação.
A programação dia a dia
De 24 de julho a 02 de agosto
1º DIA – 24/07 QUARTA-FEIRA
“Nossa Senhora dos Anjos, Esperança da Igreja, fala, evoca e aponta para Deus”
Pregador: Dom Frei Ubiratan / Gesto Concreto: Sabão em pó
2º DIA – 25/07 QUINTA-FEIRA
“Nossa Senhora dos Anjos, Esperançada por Deus, Receptáculo de Deus, mãe de Deus”
Pregador: Frei Luiz Carlos / Gesto Concreto: Creme dental
3º DIA – 26/07 SEXTA-FEIRA
“Nossa Senhora dos Anjos, Mãe da Esperança, expressão da vontade divina, rosto divino do Pai”
Pregador: Frei Luiz Fernando / Gesto Concreto: Sabonete
4º DIA – 27/07 SÁBADO
“Nossa Senhora dos Anjos, Ícone da Esperança, resposta fiel ao Transbordamento da Graça”
Pregador: Padre Wagner Ferreira / Gesto Concreto: Detergente
5º DIA – 28/07 DOMINGO
“Nossa Senhora dos Anjos, por sua esperança Deus tocou a Humanidade”
Pregador: Frei Renato Moreira / Gesto Concreto: água sanitária
6º DIA – 29/07 SEGUNDA-FEIRA
“Nossa Senhora dos Anjos, acolhe Jesus na Fé e o oferece a seu povo com toda esperança”
Pregador: José Wiliam Corrêa de Araújo / Gesto Concreto: Amaciante
7º DIA – 30/07 TERÇA-FEIRA
“Nossa Senhora dos Anjos, Auxílio na caminhada de fé, santidade e esperança”
Pregador: Frei Edcarlos Mário Hoffman / Gesto Concreto: Sabão em pó
8º DIA – 31/07 QUARTA-FEIRA
“Nossa Senhora dos Anjos, esperança e socorro para os olhos lacrimogêneos e as mãos trementes”
Pregador: Frei Reinaldo Ávila de Moura / Gesto Concreto: Detergente
9º DIA – 01/08 QUINTA-FEIRA
“Nossa Senhora dos Anjos, mãe da esperança e digna de obediência filial”
Pregador: Frei Quércio Patrique de Souza / Gesto Concreto: Café
02/08 SEXTA-FEIRA – Festa
Missas: 5h -6h – 7h – 8h – 10h – 12h – 14h – 15h – 16h