Cardeal Raniero Cantalamessa completa 90 anos de vida

Cardeal Raniero Cantalamessa / Foto: Reprodução Vatican Media

Vida e serviço do pregador da Casa Pontifícia foram recordados pelo CHARIS Internacional, que publicou vídeo em homenagem nesta segunda-feira, 22

Por Canção Nova com CHARIS Internacional

Nesta segunda-feira, 22, o pregador da Casa Pontifícia, Cardeal Raniero Cantalamessa, OFM, completa 90 anos.

Com profunda ligação com a Renovação Carismática Católica, o frade franciscano, que descobriu sua vocação ainda aos 12 anos, recebeu o Batismo no Espírito Santo em 1977. “Foi a maior graça da minha vida, depois do batismo, da profissão religiosa e da ordenação sacerdotal, uma graça que renovou e revigorou todas as graças anteriores e que eu recomendaria a todos que fizessem, cada um na forma e na ocasião que o Espírito lhe oferece”, já afirmou Cantalamessa.

Pouco tempo depois, em 1980, foi escolhido pelo então Papa João Paulo II para se tornar o pregador da Casa Pontifícia. Desde então, segue exercendo essa função, simultaneamente ao serviço sacerdotal que oferece a uma pequena comunidade de freiras de clausura em Cittaducale, na província de Rieti.

Em 2020, foi criado cardeal pelo Papa Francisco. Contudo, pediu ao Pontífice que fosse dispensado da ordenação episcopal. “Ser consagrado bispo não é um título honorário, é uma missão. Como bispos, se tornam pastores, e com a minha idade, 86 anos, eu não poderia me tornar um pastor de uma parte do povo”, explicou em entrevista. Além disso, pôde permanecer como frade capuchinho, algo que lhe seria tirado caso se tornasse bispo.

Para celebrar a vida e o serviço do frei franciscano ao Reino de Deus, o CHARIS Internacional publicou um vídeo em homenagem ao Cardeal Cantalamessa. Confira a seguir:

 

Artigo anterior“A Luz da Vida”: Ciência e Fé se encontram no momento da concepção
Próximo artigoSanto do dia 23 de julho: Santa Brígida