Decreto foi publicado nesta quinta-feira, 18, pela Penitenciária Apostólica; este ano, a data será celebrada em 28 de julho
Canção Nova, com Boletim da Santa Sé
Nesta quinta-feira, 18, a Penitenciária Apostólica do Vaticano publicou um decreto relacionado à 4ª edição do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que concede indulgência plenária mediante algumas condições informadas no texto.
A indulgência plenária é oferecida a todos os avós, idosos e fiéis que, “motivados por um autêntico espírito de penitência e caridade”, participarem da celebração da data, que acontecerá em 28 de julho. Para isso, é preciso cumprir as condições, ou seja, confessar-se, receber a Eucaristia e rezar nas intenções do Papa Francisco.
A Penitenciária recorda que a indulgência plenária pode também ser aplicada como sufrágio pelas almas do Purgatório. Além disso, a indulgência também é concedida “aos fiéis que dedicarem côngruo tempo para visitar real ou virtualmente os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, as pessoas solitárias, as pessoas com deficiência…)”.
Veja mais
.: Em encontro com avós e netos, Papa destaca sentido e riqueza do amor
.: Igreja se prepara para celebrar Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
O Tribunal da Misericórdia também assegurou a indulgência plenária, mediante a intenção de cumprir assim que possível as três condições, a todos os idosos doentes e pessoas impossibilitadas de sair de casa e “unirem-se espiritualmente às funções sagradas do Dia Mundial, oferecendo a Deus Misericordioso as suas orações, dores e sofrimentos da própria vida, principalmente quando as várias celebrações forem transmitidas pelos meios de comunicação social”.
Por fim, a Penitenciaria pediu aos sacerdotes, “munidos das oportunas faculdades para ouvir as confissões, que se mostrem disponíveis, com espírito pronto e generoso, para a celebração da Penitência”.