Propostas para evangelização e turismo já estão sendo planejadas entre os templos
Alberto Andrade / A12 Redação
Em maio deste ano, representantes do Santuário de Aparecida , do Cristo Redentor e da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo se reuniram para desenvolver ações de integração entre os dois símbolos religiosos.
Durante a ExpoCatólica 2024 , maior feira católica da América Latina , finalizada no último domingo (7), foi firmada uma parceria entre o santuário carioca e o Santuário Frei Galvão , em Guaratinguetá (SP ).
No evento, houve uma reunião entre o Frei Diego Atalino de Melo , reitor do Santuário franciscano, o Padre Omar Raposo , reitor do Santuário Cristo Redentor, e Dom Tiago Stanislaw, bispo auxiliar do Rio de Janeiro.
No acordo, foi consolidada uma proposta de germinação entre os santuários. Entre as iniciativas tomadas, aos pés do Cristo Redentor , no dia 25 de cada mês será celebrada uma Santa Missa em devoção ao primeiro Santo brasileiro, organizada pelo santuário paulista.
Os templos passarão a se conectar com parcerias nas áreas de evangelização, turismo, cultura, desenvolvimento sustentável e social, assim como já foi realizado com o Santuário de Cristo Rei, em Portugal, o Cristo Redentore di Maratea , na Itália, o Cristo del Otero, na Espanha, o Cristo Redentor, de Itaperuna (RJ) e o Cristo Luz , em Balneário Camboriú (SC), cumprindo assim o objetivo de criar uma sólida parceria e colaboração.
O lançamento oficial da parceria será realizado nesta quarta-feira (10), às 19h no Cristo Redentor, com Santa Missa presidida por Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Uma partilha composta por autoridades religiosas, civis e devotos de Frei Galvão irá de Guaratinguetá para o Rio de Janeiro, para testemunhar esse importante momento da história entre os centros de evangelização.
Para o Frei Diego, essa germinação já estava sendo construída há algum tempo, fruto de um processo de proximidade entre os dois santuários, bem como da presença da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que também tem uma presença relevante na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Janeiro . “Esse convênio irá possibilitar a divulgação de Frei Galvão e deste santuário no alto do Corcovado aos pés do Cristo! É um momento histórico que ajuda na difusão do santo brasileiro . Deus seja louvado por isso”, disse o franciscano.
Dom Tiago Stanislaw ressaltou que “ é importante fazer um grande trabalho, através de ambos os santuários, para que se proporcione uma evangelização consistente, profética e relevante a partir da vida e dos mortos de Frei Galvão”.