Rubens, o melhor ilustrador da Bíblia?

Rubens, autorretrato, 1623 (detalhe) | Domínio público via Wikimedia commons

Por Claire Lizé / Aleteia

Metade das obras de Rubens, um pintor flamengo do início do século XVII, são de temática religiosa, incluindo muitas passagens bíblicas. Isso provavelmente faz dele um dos melhores ilustradores da Bíblia.

1403, esse é o número de pinturas que Pierre-Paul Rubens, o pintor barroco flamengo do século XVII, teria pintado. Nascido a 28 de junho de 1577, este prestigiado artista dedicou as suas obras aos temas da mitologia, da história e, sobretudo, da religião: mais de metade das obras pintadas por Rubens são religiosas! Há quatro séculos, muitas das suas pinturas adornavam as paredes das igrejas flamencas.

Pierre-Paul Rubens ainda era muito jovem quando descobriu a paixão pela pintura. Em casa da madrinha copiou diligentemente todos os quadros que encontrou, e uma coisa levou à outra, e aos 14 anos já era aprendiz de alguns dos mais ilustres pintores do seu tempo. Ao retornar da Itália, onde estudou o estilo renascentista de Caravaggio e Rafael, foi nomeado pintor oficial da corte holandesa. Foi aqui que Rubens produziu algumas obras-primas verdadeiramente religiosas.

Ele ilustrou inúmeras cenas bíblicas, desde cenas importantes do Antigo Testamento até as horas da agonia de Cristo. Suas pinturas mais conhecidas são A Ereção da Cruz (1610) e A Descida da Cruz (1611-1614), encomendadas para a catedral de Notre Dame em Antuérpia.

Mas este mestre da arte barroca não se contentou com as paredes da igreja. Na pintura de altar, mostrou o seu gosto pelas telas monumentais, refletido na sua obra A Assunção da Virgem (1626), que está pendurada sobre o altar da Catedral de Antuérpia. Todas essas pinturas foram oportunidades para retratar passagens da Bíblia e, por meio de suas inúmeras encomendas, Rubens percorreu toda a extensão bíblica, deixando sua marca na história da pintura religiosa.

As mais belas pinturas bíblicas de Rubens

Artigo anteriorDivulgado programa da Viagem Apostólica do Papa à Ásia
Próximo artigoSanto do dia 6 de julho: Santa Maria Goretti