Sejam elas boas ou ruins: medo, raiva, vergonha, nojo, inveja, ansiedade, tristeza e tédio, a Palavra de Deus nos auxilia a refletir e lidar.
Por Letícia Dias / A12 Redação
Que a mente humana é repleta de emoções isso não é novidade, mas você por acaso já procurou nas Sagradas Escrituras definições ou acalento para lidar com algum sentimento nas situações corriqueiras?
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) afirma que os grandes sentimentos são o “reservatório inesgotável” das imagens e da nossa vida afetiva, expressos na vida moral.
“As paixões são moralmente boas quando contribuem para uma ação boa, e más, no caso contrário. A vontade reta ordena para o bem e para a bem-aventurança os movimentos sensíveis que assume; a vontade má sucumbe às paixões desordenadas e exacerba-as.” (CIC, 1768).
Sejam elas boas ou ruins: medo, raiva, vergonha, nojo, inveja, ansiedade, tristeza e tédio, a Palavra de Deus nos auxilia a refletir e lidar.
Por isso, o A12 listou para você 9 versículos sobre emoções. Confira!
1. Medo
“Livrai-me dos que fazem o mal, salvai-me dos que derramam sangue. Pois espreitam minha vida, gente poderosa trama contra mim, sem que eu tenha culpa nem pecado, Javé.”
2. Raiva
“Na ira não pequeis: que o sol não se ponha sobre vossa ira e não deis chance ao diabo.”
3. Vergonha
“O insensato manifesta logo sua cólera, mas o homem prudente dissimula a ofensa. Quem diz a verdade anuncia a justiça, mas a falsa testemunha proclama o engano. Quem fala sem refletir fere como espada; mas a língua dos sábios é um remédio.”
4. ‘Nojinho’
“De vosso mau comportamento vos recordareis e de vossas ações que não eram boas. Sentireis desgosto de vós mesmos por vossas iniquidades e abominações.”
5. Inveja
“Um coração tranquilo é vida para todo o corpo, mas a inveja é a cárie dos ossos.”
6. Ansiedade
“Não vos inquieteis com nada, mas em toda necessidade apresentai a Deus vossos pedidos com orações, súplicas e ações de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.”
7. Tristeza
“Pois na morte ninguém se lembra de vós; quem vos louvará na morada dos mortos? Estou cansado de tanto gemer, inundo de pranto meu leito toda noite e de lágrimas banho minha cama. A tristeza perturba meus olhos, já envelheço entre tantos inimigos. Afastai-vos de mim, todos vós malfeitores, pois Javé ouviu a voz de meu pranto.”
8. Alegria
“Vivei sempre alegres. Rezai continuamente. Em todas as ocasiões dai graças a Deus. Esta é a vontade de Deus a respeito de vós em Cristo Jesus.”
9. Tédio
“Todas as coisas exigem fadiga, e ninguém é capaz de explicá-las. O olho nunca se farta de ver e nunca o ouvido se sacia de ouvir. O que foi é o que será, e o que se fez é o que se tornará a fazer; nada há de novo debaixo do sol. Há talvez alguma coisa de que se possa dizer: ‘Olha, isto é novidade’? Já existia nos séculos que nos precederam.”