9 versículos bíblicos para lidar com as emoções

Studio Romantic/ shutterstock

Sejam elas boas ou ruins: medo, raiva, vergonha, nojo, inveja, ansiedade, tristeza e tédio, a Palavra de Deus nos auxilia a refletir e lidar.

Por Letícia Dias / A12 Redação

Que a mente humana é repleta de emoções isso não é novidade, mas você por acaso já procurou nas Sagradas Escrituras definições ou acalento para lidar com algum sentimento nas situações corriqueiras?

Catecismo da Igreja Católica (CIC) afirma que os grandes sentimentos são o “reservatório inesgotável” das imagens e da nossa vida afetiva, expressos na vida moral.

“As paixões são moralmente boas quando contribuem para uma ação boa, e más, no caso contrário. A vontade reta ordena para o bem e para a bem-aventurança os movimentos sensíveis que assume; a vontade má sucumbe às paixões desordenadas e exacerba-as.” (CIC, 1768).

Sejam elas boas ou ruins: medo, raiva, vergonha, nojo, inveja, ansiedade, tristeza e tédio, a Palavra de Deus nos auxilia a refletir e lidar.

Por isso, o A12 listou para você 9 versículos sobre emoções. Confira!

1. Medo

Salmo 59, 3-4

“Livrai-me dos que fazem o mal, salvai-me dos que derramam sangue. Pois espreitam minha vida, gente poderosa trama contra mim, sem que eu tenha culpa nem pecado, Javé.”

2. Raiva

Efésios 4, 26-27

“Na ira não pequeis: que o sol não se ponha sobre vossa ira e não deis chance ao diabo.”

 

3. Vergonha

Provérbios 12, 16-18

“O insensato manifesta logo sua cólera, mas o homem prudente dissimula a ofensa. Quem diz a verdade anuncia a justiça, mas a falsa testemunha proclama o engano. Quem fala sem refletir fere como espada; mas a língua dos sábios é um remédio.”

4. ‘Nojinho’

Ezequiel 36-31

“De vosso mau comportamento vos recordareis e de vossas ações que não eram boas. Sentireis desgosto de vós mesmos por vossas iniquidades e abominações.”

5. Inveja

Provérbios 14,30

“Um coração tranquilo é vida para todo o corpo, mas a inveja é a cárie dos ossos.”

6. Ansiedade

Filipenses 4, 6-7

“Não vos inquieteis com nada, mas em toda necessidade apresentai a Deus vossos pedidos com orações, súplicas e ações de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.”

7. Tristeza

Salmos 6,6 -9

“Pois na morte ninguém se lembra de vós; quem vos louvará na morada dos mortos? Estou cansado de tanto gemer, inundo de pranto meu leito toda noite e de lágrimas banho minha cama. A tristeza perturba meus olhos, já envelheço entre tantos inimigos. Afastai-vos de mim, todos vós malfeitores, pois Javé ouviu a voz de meu pranto.”

8. Alegria

I tessalonicenses 5, 16-18

“Vivei sempre alegres. Rezai continuamente. Em todas as ocasiões dai graças a Deus. Esta é a vontade de Deus a respeito de vós em Cristo Jesus.”

9. Tédio

Eclesiastes 1, 8-10

“Todas as coisas exigem fadiga, e ninguém é capaz de explicá-las. O olho nunca se farta de ver e nunca o ouvido se sacia de ouvir. O que foi é o que será, e o que se fez é o que se tornará a fazer; nada há de novo debaixo do sol. Há talvez alguma coisa de que se possa dizer: ‘Olha, isto é novidade’? Já existia nos séculos que nos precederam.”

Artigo anteriorSanto do dia 2 de julho: São Bernardino Realino
Próximo artigo50 mil coroinhas e acólitos com o Papa em 30 de julho