Conforme os dados divulgados pela UBS, as novas traduções incluem idiomas falados em Angola, Benin, Rússia e Canadá.
Por Pe. José Ferreira Filho / Gaudium Press
A Federação Mundial das Sociedades Bíblicas (United Bible Societies – UBS), sediada na cidade inglesa de Swindon e composta por 160 sociedades bíblicas presentes em mais de 180 países e territórios, informou no seu mais recente relatório anual que a tradução completa de todos os livros da Sagrada Escritura, Antigo e Novo Testamento, está disponível atualmente em 743 idiomas.
Segundo os dados divulgados pela UBS, as novas traduções incluem idiomas falados em Angola, Benin, Rússia e Canadá. O relatório anual de 2023 lista projetos de tradução concluídos naquele ano em 106 idiomas, que seriam falados por 1,25 bilhão de pessoas. A proposta é, nos próximos 15 anos, realizar traduções em mais 1,2 mil idiomas e dialetos. Atualmente estão em andamento 442 projetos de tradução.
Em todo o mundo, nos dias atuais, estima-se que existam entre 7,1 mil e 7,3 mil idiomas. Destes, por volta de 3 mil estão em extinção por restarem pouquíssimos indivíduos que ainda os falam. Por outro lado, considerando-se apenas o número de pessoas que os aprenderam como primeira língua, os oito idiomas com mais falantes nativos somam 2,8 bilhões de pessoas, o equivalente a cerca de 35% do total da humanidade. São eles o mandarim, o espanhol, o inglês, o hindi, o bengali, o português, o russo e o japonês.
Fonte: O São Paulo