O que significa a Oração do Angelus?

Reza-se o Ângelus, tradicionalmente, às 6h, ao meio-dia e às 18h. Muitas regiões preservam o costume de tocar os sinos das igrejas para destacar a popularmente chamada “hora da Ave-Maria”

Wikipedia

Por Alberto Andrade / A12 Redação

“’O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. Isabel, tua parenta, também ela concebeu um filho em sua velhice e está no sexto mês aquela que era chamada estéril, porque nada é impossível para Deus’. Disse então Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra'”. (Lc 1, 35-38)

Este é um dos momentos mais cruciais da história da nossa Salvação, porque marca o início da redenção com a Encarnação de Cristo, celebrada pela Igreja em 25 de março, nove meses antes do Natal. O Sim de Nossa Senhora cumpre o anúncio dos profetas: “Uma Virgem conceberá e dará à luz o Salvador” (Is 7, 14)

Uma das orações mais tradicionais da Igreja, o Angelus, honra a Encarnação do Salvador e, ao mesmo tempo, reconhece os méritos de fé e humildade da Virgem Maria.

A composição da oração é atribuída ao Beato Papa Urbano II (pontífice de 1088 a 1099). Já a tradição de rezá-la três vezes ao dia foi iniciada pelo rei Luis XI, da França, em 1472.

Reza-se o Ângelus, tradicionalmente, às 6h, ao meio-dia e às 18h. Muitas regiões preservam o costume de tocar os sinos das igrejas para destacar a popularmente chamada “hora da Ave-Maria”. A oração é composta de três invocações, cada uma com a sua devida resposta, e as três juntas narram o mistério da Encarnação do Cristo como Filho de Deus.

Vatican Media
As invocações são acompanhadas de uma jaculatória, uma breve oração e três Glórias.

V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria

R. E Ela concebeu pelo Espírito Santo

Ave Maria…

V. Eis a escrava do Senhor.

R. Faça-se em mim, segundo a Vossa palavra.

Ave Maria…

V. E o Verbo Divino encarnou.

R. E habitou entre nós.

Ave Maria…

V. Rogai por nós, santa Mãe de Deus.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oremos: Infundi no nosso espírito a vossa graça, ó Pai; Vós que na anunciação do anjo nos revelastes a encarnação do vosso Filho, pela sua Paixão e Cruz, conduzi-nos à glória da ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor. Glória ao Pai (3 vezes)

Todos os domingos e dias santos às 12h, diretamente da Praça São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco se une aos fiéis do mundo todo para recitar esta oração que é, acima de tudo, um momento de recordar a humildade do sim de Maria que trouxe a salvação ao mundo.

O missionário redentorista Padre Camilo Júnior esclarece a respeito da tradicional oração

Artigo anteriorSanto do dia 31 de janeiro: São João Bosco
Próximo artigoPetrópolis tem novo bispo