Imagem de Nossa Senhora dos Anjos de 20 metros de altura é inaugurada na cidade de Itambacuri (MG)

Monumento vem a ser mais um atrativo para o turismo religioso da cidade que integra os “Caminhos Franciscanos”

Emilton Rocha / Pascom

A população da cidade de Itambacuri, localizada no interior de Minas Gerais, está celebrando a instalação da grande imagem de Nossa Senhora dos Anjos, padroeira do município, cujo local está se tornando o novo ponto turístico e de romaria na cidade. Itambacuri possui o santuário de Nossa Senhora dos Anjos, um dos únicos da santa católica na América Latina, e que também integra os “Caminhos Franciscanos”.

A inauguração do grande monumento – 15 metros de altura com mais 5 metros de capela – foi realizada pela Prefeitura da cidade no Morro do Cruzeiro, sábado, 28, com a celebração de uma Missa Solene. Em entrevista à TV local, o prefeito Jovani Santos disse que “a relação de Itambacuri com Nossa Senhora dos Anjos é maravilhosa, pois Itambacuri é uma cidade franciscana cujos fundadores chegaram aqui há 150 anos trazendo consigo a imagem da santa a qual os habitantes passaram a venerar, tornando-a símbolo da região de Itambacuri”. E acrescentou: “Este monumento é símbolo de fé, unidade e amor por Nossa Senhora dos Anjos. Seu significado vai além das palavras, representando a espiritualidade que molda nossa comunidade”.

O monumento vem a ser mais um atrativo para o turismo religioso da cidade. Sobre a inauguração, o prefeito disse também que foi um verdadeiro presente para Itambacuri, porque é uma imagem grandiosa e imponente. “Eu estou focado muito no turismo religioso, pois queremos atrair muitos visitantes para a cidade e também os fiéis para a devoção da santa padroeira do município” – acentuou. A visitação estará aberta ao público todos os dias, com seguranças que estarão recepcionando os devotos.

Origem do título de Nossa Senhora dos Anjos

Este lindo título de Nossa Senhora possui origens franciscanas. A Ordem dos Frades Menores é proprietária da grandiosa basílica de Santa Maria dos Anjos, que está situada em uma planície perto de Assis, na Itália. Dentro da basílica existe a capela da Porciúncula, que foi onde São Francisco faleceu. O local é considerado como o lugar onde foi fundada a Ordem Franciscana.

A Porciúncula foi a capela onde São Francisco recebeu a grandiosa indulgência do “Dia do Perdão”, comemorado todos os anos no dia 2 de agosto. Até os dias atuais, a festa do Perdão é uma das festas mais importantes para a Ordem Franciscana. Muito tempo depois, Papa Pio XII estendeu a indulgência para toda a Igreja Católica.

Ninguém sabe com certeza a origem da capela, mas diz a tradição que um grupo de peregrinos que voltava da Terra Santa a construiu e que nela havia uma relíquia do túmulo de Nossa Senhora. Tal relíquia era muito venerada. Quando os fiéis se reuniam na capela para rezar, eles podiam ouvir o coro dos anjos, motivo pelo qual a capela e a posterior basílica foram chamadas de Nossa Senhora dos Anjos.

Artigo anteriorDez razões para amar e honrar a Virgem Maria
Próximo artigoSanto do dia 30 de outubro: Santo Ângelo de Acre