“Espírito de Assis” inspira iniciativas de paz. Dia 27, conexão com Praça São Pedro

37 anos depois do encontro convocado por São João Paulo II, a cidade de “Poverello” mais uma vez se mobiliza pela paz. Em 27 de outubro, terá lugar a oração inter-religiosa liderada por mulheres de diferentes religiões, seguida pela conexão com a Praça de São Pedro onde será realizado um momento de oração pela paz na presença do Papa Francisco.

Vista da Basílica de São Francisco em Assis

Por ACI Digital

“Decidi convocar um dia de jejum e oração na sexta-feira, 27 de outubro, um dia de penitência para o qual convido os irmãos e irmãs das várias denominações cristãs, aqueles que pertencem a outras religiões e todos os que prezam a causa da paz no mundo, a participarem como acharem adequado.” (Papa Francisco)

O dia 27 de outubro marca o 37º aniversário do “Espírito de Assis” ,que recorda o histórico encontro inter-religioso de oração pela paz em 1986, desejado por São João Paulo II, e que reuniu lideranças de diversas religiões. Um aniversário que coincide com o dia de oração e de jejum, aberto também a representantes de outras confissões cristãs e de outras religiões, convocado pelo Papa Francisco na Audiência Geral da última quarta-feira.

Espiritualidade e oração para manter viva a fraternidade

“Num clima dramático de ódio, inimizade e violência – sublinha padre Tonio Dell’Olio, presidente da Comissão Espírito de Assis – somente o tênue fio da espiritualidade e da oração pode manter viva a fraternidade. Por isso permanecemos ainda mais fiéis ao espírito de Assis, cujo processo começou há 37 anos. A nós, a incumbência de continuar em plena sintonia com o Papa Francisco e com os líderes religiosos de todas as partes do mundo”.

Conscientização dos pequenos

A programação deste ano é caracterizada por vários momentos a partir de quinta-feira, 26 de outubro, às 10h, horário local, no Santuário da Despojamento em Assis, onde terá lugar um encontro de aprofundamento para as escolas, com o objetivo de apresentar aos jovens o Espírito de Assis e o que ali aconteceu há 37 anos.

Conexão com a Praça São Pedro

Na tarde do dia 27 de outubro, às 16h30, encontro na Porciúncula, dentro da Igreja Santa Maria dos Anjos, com a oração inter-religiosa pela paz com representantes de diferentes religiões, seguida pela conexão com a Praça São Pedro para o momento de oração pela paz com o Santo Padre.

No sábado, 28 de outubro, a partir das 16h30, na Sala de Conciliação do Município de Assis, será realizado o seminário intitulado: “As religiões podem parar a guerra?”, na qual participarão o bispo de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino e Foligno, dom Domenico Sorrentino, a prefeita de Assis, Stefania Proietti, padre Tonio Dell’Olio, Piero Damosso, jornalista Tg1 e autor do livro “A Igreja pode parar a guerra?”, o franciscano padre Enzo Fortunato e Rita Moussalem, responsáveis ​​pelo diálogo inter-religioso do Movimento dos Focolares.

Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Sant’Egidio, estará conectado e será transmitido o testemunho de Victor Fadlun, presidente da Comunidade Judaica de Roma.

No domingo, 29 de outubro, às 12h, na Basílica Superior de São Francisco, terá lugar a Celebração Eucarística presidida por dom Sorrentino.

Artigo anteriorGoverno da Nicarágua cancela registro de 25 instituições, incluindo os franciscanos
Próximo artigoPapa na Oração pela Paz: Maria, intercedei pelo mundo em perigo