CCB realiza o Encontro de Ecônomos Provinciais 2023 no Rio de Janeiro

“Esse encontro implica em orientar-nos melhor no gerenciamento dos bens dentro do carisma franciscano” (Frei Arles de Jesus)

Frades posam para a foto apõs a missa de encerramento. / Fotos: Emilton Rocha

Emilton Rocha / Pascom

Com o tema “Responsabilidade e Corresponsabilidade nas Questões Econômicas e Administrativas segundo o Carisma da Ordem”, foi realizado na Fraternidade São Sebastião do Rio de Janeiro, de 16 a 19 de outubro, o Encontro dos Ecônomos Provinciais conforme consta no calendário da Conferência dos Capuchinhos do Brasil – CCB, cuja conferência é realizada a cada biênio.

O principal objetivo é que durante os quatro dias os participantes pudessem dirimir todas as dúvidas referentes ao cotidiano administrativo das províncias. O evento teve como assessor o mexicano Frei Justino Sánchez Durán, Ecônomo Geral, que trouxe novas informações para todos os ecônomos das províncias, numa espécie de requalificação.

“Reuniram-se ecônomos de cada província – aqueles mexem com as questões econômicas – para discutirmos sobre os bens, como são administrados e de que jeito, sempre não esquecendo o espírito franciscano”, disse Frei Gilberto Antônio Bedin (Presidente da CCB e Custódio do Brasil Oeste). “Administrar ao nosso serviço e que nós possamos juntos fazer com que esses bens ajudem também os pobres, os projetos sociais que a nossa Instituição tem” – concluiu.

Segundo Frei Arles de Jesus, provincial da Província Nossa Senhora dos Anjos (RJ e ES) e responsável por acompanhar os ecônomos na Conferência, sendo que, no Brasil, temos dez províncias e duas custódias abrangendo enquanto território nacional um, dois ou até mesmo três estados, cada província ou custódia, dependendo da região. E cada uma delas tem o seu ecônomo”. “Esse encontro implica em orientar-nos melhor na administração e conservação dos bens e patrimônios dentro do carisma franciscano, do carisma de pobreza no despojamento e na corresponsabilidade naquilo que nos é atribuído, onde tem como objetivo principal a missão de ajudar os pobres, os projetos sociais e missionários da Ordem, além de como administrar bem um patrimônio que é da Ordem como um bem da Igreja” – acentuou.

Frei Gilberto presidiu a Missa de encerramento no Santuário Basílica de São Sebastião.

Frei Justino Sánchez Durán, Ecônomo Geral, em apresentação para os ecônomos. / Foto: Frei Arles de Jesus

Programação

Dia 16 de outubro

19h – Jantar

20h – Apresentação, abertura do encontro e aprovação da programação

22h – Recolhimento

Dia 17 de outubro

07h – Missa

07h30 – Café da manhã

09h – Assessoria – primeira parte

10h – Pausa – lanche

10h30 – Assessoria – segunda parte

12h – Almoço

14h30 – Assessoria – terceira parte

15h30 – Pausa – lanche

16h – Assessoria – quarta parte

19h – Jantar

22h – Recolhimento

Dia 18 de outubro

07h – Missa

07h30 – Café da manhã

08h30 – Saída para o Cristo Redentor – Pão de Açucar

12h – Almoço

14h – Saída para o Museu do Amanhã – Candelária

19h – Jantar e Convivência

Dia 19 de outubro

07h30 – Café da manhã

08h30 – Avaliação do encontro e comunicações

10h30 – Agradecimento

11h – Missa de Encerramento

12h – Almoço

Galeria de fotos

 

Artigo anteriorSanto do dia 20 de outubro: Santa Maria Bertilla Boscardin
Próximo artigoTerço pela paz registra recorde: mais de 1 milhão de crianças participantes