Trata-se do mesmo tipo de barca que transportou São Pedro e os apóstolos
J-P Mauro / Aleteia
Uma nova instalação nos Museus do Vaticano proporcionará aos visitantes um vislumbre da história bíblica. Uma recriação da Barca de São Pedro, também conhecida como Barco de Pedro ou “Barco de Todos”, como o denomina o Papa Francisco, irá agora receber os visitantes das vastas coleções de arte no que o Pontífice chamou de “casa de todos”.
O barco é uma réplica de uma outra embarcação encontrada fundo do Lago Tiberíades em 1986. Embora não se acredite expressamente que este barco seja o mesmo que transportou Pedro e dos Apóstolos durante a narrativa bíblica de Cristo andando sobre as águas e acalmando o mar, é o mesmo tipo de embarcação que se sabe ter sido usada na época e mencionada mais de 50 vezes nos Evangelhos.
A barca original permanece no museu Yigal Allon em Ginosar, na Galileia, até hoje. A réplica é um barco totalmente funcional – como pode ser visto no vídeo abaixo – e foi presenteado ao Papa Francisco por uma família de construtores navais, a família Aponte, em março de 2023.
A réplica tem as mesmas dimensões da original: 9 metros de comprimento por 2 metros de largura. A barca se tornou uma figura imponente e elemento permanente da exposição “Caminho do Mar” dos Museus do Vaticano. O Papa Francisco abençoou a instalação em 10 de outubro, antes de ser aberta ao público.