A Rota Caminhos Franciscanos

Conheça mais sobre os Caminhos Franciscanos e faça parte desta jornada!

A região do Vale do Mucuri também foi colonizada por Missionários Capuchinhos e Clarissas Franciscanas, que percorreram diversos caminhos ese estabeleceram na cidade de Itambacuri há 150 anos, onde até hoje mantêm firmes as suas raízes e influência cultural.

Os Freis Franciscanos foram responsáveis pela fundação de vários povoados na região, em especial, o de Itambacuri, o primeiro deles, e Frei Gaspar, criando uma rica cultura com base nos ensinamentos deixados por São Francisco de Assis.

Estas tradições alimentam a devoção ao Santo e à Nossa Senhora dos Anjos, o que atrai inúmeros turistas e fiéis à região, principalmente durante as festividades dos meses de julho e agosto.

Mas como podemos potencializar a oferta turística e oferecer novos produtos eserviços que atraiam pessoas ao longo de todo ano para os municípios deItambacuri, Frei Gaspar e Teófilo Otoni?

Como novo produto turístico, a Rota Caminhos Franciscanos, compreende estes municípios e apresenta trechos que podem ser percorridos a partir de Teófilo Otoni ou de Itambacuri, e agora foi incluída mais uma rota, a de Frei Gaspar – sendo que grande parte do percurso dos Caminhos Franciscanos entre estacidade e Itambacuri seguirá paralela ao Rio São Mateus e seus afluentes. Além depermitir a contemplação do bioma Mata Atlântica que abrange todo o território, propicia-se ao visitante a comodidade de eleger o trecho e o sentido que melhor se adapte à sua motivação.
Conheça mais sobre os Caminhos Franciscanos e faça parte desta jornada!

Quais são os objetivos desta Rota?

● Recuperar e preservar o valor histórico, etnográfico e ecológico dachegada dos colonos e religiosos franciscanos à região no Vale do Mucuri;
●Oferecer e facilitar a prática da caminhada e peregrinação ao visitante emorador, proporcionando a eles melhores condições físicas e psíquicasatravés dessa atividade esportiva, recreativa e interpretativa;
● Promover integração turística entre regiões e municípios;
● Oferecer um novo produto do turismo aos visitantes, uma rota turística;
● Possibilitar ganhos econômicos para as comunidades locais, decorrentesda melhoria e expansão das oportunidades de negócios;
● Promover acesso e ampliação de oportunidades aos visitantes, quedesejam usufruir de áreas naturais, rurais e urbanas;
● Possibilitar nova experiência ao visitante, combinando paisagem,experiências espirituais, sensoriais e visuais, estímulo intelectual,despertando novos sentimentos.

Artigo anteriorPapa chega à Mongólia. É o primeiro Pontífice a visitar o país
Próximo artigoCoisas que você não deve fazer na Missa e talvez não saiba