Francisco chega a Roma. No voo, telegramas a 4 países

O Papa expressou mensagens de gratidão à recepção e hospitalidade de Portugal, além de enviar telegramas aos chefes de Estado da Espanha e da França. Ao presidente da Itália, Mattarella, Francisco descreveu a JMJ como “experiência espiritual” junto aos jovens entusiastas pelo evento, esperando que eles, “seguindo o exemplo da Virgem Maria, particularmente venerada ali como Nossa Senhora de Fátima, saibam partir com confiança no projeto que o Pai Celeste tem para cada um”.

Andressa Collet – Vatican News

O voo da TAP com o Papa Francisco a bordo aterrissou no Aeroporto Fiumicino, em Roma, às 21h40 deste domingo, horário local.

A viagem apostólica a Portugal oficialmente terminou neste domingo (6), às 19h15 do horário local na Base Aérea de Figo Maduro, quando o Papa Francisco deixou Lisboa onde participou da Jornada Mundial da Juventude. Na despedida, o Papa chegou a ser acolhido pelo presidente do país Marcelo Rebelo de Sousa com quem teve um breve encontro privado.

Já no avião, durante as cerca de 3h de voo até o Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci de Fiumicino/Roma, o Pontífice enviou mensagens dirigidas a cada chefe de Estado dos países sobrevoados. A começar por Portugal, quando deixou o aeroporto de Lisboa e enviou um telegrama ao presidente de Portugal. Renovando as orações por todos e invocando à nação as bênçãos de Deus Todo-poderoso de fraternidade, alegria e paz, o Papa acrescentou:

“No meu retorno a Roma, no final da minha viagem apostólica, desejo mais uma vez expressar a minha profunda gratidão a vossa excelência e ao povo de Portugal pela calorosa recepção e hospitalidade que recebi durante a minha visita.”

Saudação do Papa à França, Espanha e Itália

Durante o trajeto que o levou de volta à Roma, o Papa deu seguimento aos telegramas, enviando saudações aos cidadãos dos outros dois países sobrevoados: Espanha, França e Itália.

Ao rei da Espanha, Sua Majestada Felipe VI, o Papa saudou a família real e o povo do país ao voar novamente pelo espaço aéreo espanhol após a sua viagem apostólica a Portugal, escrevendo: “renovo cordialmente minhas saudações de oração e bons votos” a todos.

No telegrama ao presidente francês, Emmanuel Macron, Francisco renovou os votos de oração a todo o povo do país: “que Deus abençoe a todos com suas bênçãos abundantes”.

Ao sobrevoar o espaço aéreo da Itália, Francisco enviou um telegrama ao presidente Sergio Mattarella:

“Ao retornar da minha viagem apostólica a Portugal, terra de fronteira de frente ao oceano e lugar de encontro de povos e culturas, onde vivi dias animados pelo entusiasmo dos jovens e pela consoladora experiência espiritual daquela nação, elevo minha gratidão a Deus e rezo para que as novas gerações, seguindo o exemplo da Virgem Maria, particularmente venerada ali como Nossa Senhora de Fátima, saibam partir com confiança no projeto que o Pai Celeste tem para cada um. Com esses sentimentos, envio de coração ao senhor, senhor presidente, e ao querido povo italiano minhas mais calorosas saudações, assegurando-lhes a minha bênção.”

Artigo anteriorNa missa final da JMJ, Papa pede “brilho” e “coragem” aos jovens
Próximo artigoCapuchinhos iniciam o Tríduo de Santa Clara de Assis nesta terça-feira, 8 de agosto