Itambacuri festeja hoje Nossa Senhora dos Anjos, padroeira da cidade e dos Frades Capuchinhos

Serão oito missas celebradas a partir da 5h até às 15h, a grande procissão às 16h30 e encerramento incluindo a coroação e bênção final no pátio do Santuário, com todos os frades no palco

Emilton Rocha

Itambacuri (MG), conhecida como a Cidade Franciscana, festeja hoje a padroeira da cidade e dos Frades Capuchinhos, Nossa Senhora dos Anjos. As homenagens tiveram início no dia 23 de julho com a “Carreata do Anúncio”, que precedeu a Novena concluída ontem, 1° de agosto.

Este lindo título de Nossa Senhora possui origens franciscanas. A Ordem dos Frades Menores é proprietária da grandiosa basílica de Santa Maria dos Anjos, que está situada em uma planície perto de Assis, na Itália. Dentro da basílica existe a capela da Porciúncula, que foi onde São Francisco faleceu. O local é considerado como o lugar onde foi fundada a Ordem Franciscana.

A Porciúncula foi a capela onde São Francisco recebeu a grandiosa indulgência do “Dia do Perdão”, comemorado todos os anos no dia 2 de agosto. Até os dias atuais, a festa do Perdão é uma das festas mais importantes para a Ordem Franciscana. Muito tempo depois, Papa Pio XII estendeu a indulgência para toda a Igreja Católica.

Ninguém sabe com certeza a origem da capela, mas diz a tradição que um grupo de peregrinos que voltava da Terra Santa a construiu e que nela havia uma relíquia do túmulo de Nossa Senhora. Tal relíquia era muito venerada. Quando os fiéis se reuniam na capela para rezar, eles podiam ouvir o coro dos anjos, motivo pelo qual a capela e a posterior basílica foram chamadas de Nossa Senhora dos Anjos.

Segundo frei Eduardo Melo, pároco e servidor do Santuário em Itambacuri, o município tem o maior Santuário Mariano do Estado de Minas Gerais, onde a devoção a Nossa Senhora dos Anjos já dura mais de 150 anos, passando de geração em geração.

– Foram mais de 250 freis que passaram nesta região evangelizando nos principais municípios do entorno da cidade de Itambacuri: Poté, Malacheta, São José do Divino, Pescador, Nova Belém, Itabirinha de Mantena, Central de Minas, São João do Manteninha – acentuou o religioso.

O evento de hoje não é só importante no sentido religioso, mas também no turismo local. O comércio da cidade fica bastante aquecido o que impulsiona a economia com a chegada de caravanas de fieis de todo o país para homenagear Nossa Senhora dos Anjos, padroeira da cidade.

Diante da importância do segmento religioso na região, o Sebrae Minas promoveu, nos dias 27 a 28 de julho, o Seminário Internacional de Turismo Religioso. O evento foi realizado na cidade, conhecida pela religiosidade franciscana.

A programação para este dia inclui missas às 5h, 6h, 7h, 8h, 10h, 12h, 14h e 15h. A Missa Solene será celebrada às 10h, por Dom Darcy e Dom Messias – com celebração temática alusiva aos 150 anos). Às 16h30 acontece a saída da grande procissão. Quando do seu retorno, haverá a coroação e bênção final no pátio do Santuário, com todos os frades no palco.

Artigo anteriorPapa Francisco já está em Portugal para a JMJ
Próximo artigoPapa às autoridades e ao clero: trevas na sociedade atual e construção do futuro