Série “The Chosen” impacta a alma do próprio elenco: “Jesus está perto”

George Xanthis, que interpreta o apóstolo João, declara que “Jesus é perceptível”

Natanael, Zebedeu, João e Tiago Maior em “The Chosen” / The Chosen, Angel Studios

Cerith Gardiner / Aleteia

É longa a lista de séries e filmes sobre Jesus ou assuntos de fé, mas “The Chosen” está se mostrando especialmente impactante não apenas para o público, a quem convida a conhecer melhor Jesus na Sua trajetória terrena, mas também para o elenco.

Em recente entrevista ao Catholic Weekly, o ator George Xanthis, que interpreta João, o discípulo amado, revelou que assumir o papel de um dos apóstolos sacudiu a sua própria fé. Ele cresceu como cristão ortodoxo grego na Austrália, país em que nasceu, e costumava participar das principais celebrações religiosas com seus familiares: “Provavelmente, às vezes fui cristão apenas por tradição familiar”.

No entanto, a sua atuação na série o levou não somente às lágrimas durante uma cena com Jonathan Roumie, que interpreta Jesus, mas também o incentivou a se aprofundar na própria fé e nas Escrituras, além de buscar o aconselhamento do pároco de sua família.

The Chosen, Angel Studios / Judas, Tiago Maior, João e André escutam Jesus em “The Chosen”

George Xanthis confessou que nem sabia direito quem era João, o apóstolo amado, chegando a confundi-lo com João Batista, o precursor de Jesus. Agora, o ator australiano destaca o papel significativo do seu personagem ao lado de Jesus, a ponto de ter sido convidado pelo Mestre a cuidar de sua mãe, Maria.

Na sua entrevista, Xanthis revela um entusiasmo contagiante por esse discípulo cheio de defeitos, igual a todos nós, mas ao mesmo tempo tão ímpar que o ator quis fazer estudos comparativos dos Evangelhos para entender melhor o profundo relacionamento espiritual entre Jesus e João. E a sua pesquisa o levou a conclusões pessoais interessantes:

“Eu acho que o livro de João é um pouco mais poético do que os outros Evangelhos. Talvez ele não tenha escrito tudo. Talvez ele se lembrasse mais com o sentimento. Ele esteve presente em momentos importantes, mas sobre os quais o seu livro não diz nada, como a Transfiguração, por exemplo”.

A experiência de Jesus

O jovem ator de 31 anos também contou que fazer um papel tão importante ao longo de tantos anos não apenas o levou a aprofundar a própria fé, mas também a testemunhar as palavras de Jesus cada vez mais:

“Como atores da série, nós temos uma experiência única das palavras de Jesus, uma experiência muito familiar, muito pessoal, ao longo de quatro anos e meio e com mais três anos e meio pela frente. Essa é uma experiência única e eu realmente espero que, se alguém do público assistir à série várias vezes, possa ter a mesma experiência. E eu espero que muitos tenham”.

No final da entrevista, Xanthis compartilhou uma cena que considera de grande destaque: a de Jesus agachando-se diante de Simão e acenando para o seguisse. Essa opção por mostrar o Filho de Deus se curvando a um discípulo ajudou Xanthis a perceber que “Jesus é perceptível e está bem perto de nós”.

Filmagens da série “The Chosen” / The Chosen, Angel Studios

No início da série, Aleteia conversou com o intérprete de Jesus, também impactado profundamente pela experiência. Jonathan Roumie afirmou:

“Eu li muito. Orei muito. Principalmente orei. Minha principal oração era para que Deus removesse tudo o que houvesse de mim na performance e permitisse que o Espírito Santo atuasse através de mim (…) Eu me preparo usando uma variedade de fontes de inspiração e peço ao Espírito que aja por meio de tudo o que eu tenho à minha disposição para me levar ao lugar certo.

Quando estamos filmando, eu sempre estou com um rosário. Tenho uma pequena bolsa de couro, como Jesus, e costumo trazer nela os meus “apetrechos” sacramentais e os mantenho comigo. E quando preciso ficar sozinho, eu apenas vou orar e tentar ficar focado e isolado o suficiente para me entregar por inteiro e ficar aberto ao que Deus está me permitindo fazer numa determinada cena”.

Artigo anteriorO Papa nomeia 21 novos cardeais
Próximo artigoRelíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus vão estar em Lisboa para a JMJ