Monsenhor Jonas Abib ganha nome de rua no Rio de Janeiro

Monsenhor Jonas Abib preside missa em ação de graças pelo aniversário da Canção Nova, no Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca, em 2017. / Foto: Emilton Rocha

Fátima Lima / Testemunho de Fé

É com muita alegria que a Comunidade Canção Nova do Rio de Janeiro recebeu a notícia do vereador Márcio Santos em homenagear monsenhor Jonas Abib, dedicando um logradouro do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, em seu nome. Monsenhor Jonas esteve várias vezes na Cidade Maravilhosa, principalmente, no encontro “Rio de Água Viva”, no Maracanãzinho, durante os dias de Carnaval.

A determinação foi publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, em 20 de junho. Sancionada pelo prefeito Eduardo Paes, a Lei n° 7.874, de 15/05/2023, decreta no artigo 1° que, passa a se chamar Monsenhor Jonas Abib o trecho da Catulo Cearense, com início na Rua Borja Reis, final na Rua Maria Paula e 270 metros de extensão.

Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, localizada na RuaMonsenhor Jonas Abib, no Engenho de Dentro.

Em 1992, a Canção Nova começou seu trabalho de evangelização na Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, no Engenho de Dentro, e foi recebida pelo pároco da época, padre Nelson Didier. O sacerdote sempre foi muito presente na direção espiritual e no apoio pastoral, acompanhando os trabalhos dos missionários, como pastor, pai e amigo.

Foi nesta Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião que os missionários da Canção Nova permaneceram por três anos, contribuindo e servindo a comunidade local, além do trabalho de evangelização realizado em várias paróquias. Com o desejo de expandir a missão em âmbito arquidiocesano e começar os trabalhos na área da comunicação, a Canção Nova precisou ir para um novo lugar.

Contudo, ao longo dos anos de evangelização na cidade do Rio de Janeiro sempre teve a Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião como sua referência.

Foi nesta mesma paróquia que o jovem carioca e membro da comunidade Canção Nova, hoje padre e presidente da Canção Nova, Wagner Ferreira, recebeu, em 27 de dezembro de 1999, a ordenação sacerdotal. Ainda, nesta paróquia, os membros da comunidade Canção Nova fizeram a renovação do seu compromisso, e no ano de 2012, a celebração dos 20 anos da vida missionária no Rio.

Decreto que estabelece a homenagem ao monsenhor Jonas Abib no Rio de Janeiro.

O homenageado, monsenhor Jonas Abib, que partiu para a Casa do Pai em 12 de dezembro de 2022, foi um sacerdote comprometido com a causa da evangelização da Igreja. Ele doou a sua vida ao evangelizar pelos meios de comunicação social, realizar encontros com milhares de pessoas e também através da promoção humana e social, na busca de formar homens novos para o mundo novo. A Comunidade Canção Nova, da qual ele é o fundador, é reconhecida pelo Vaticano como uma “Associação de Fiéis Internacional de Direito Pontifício”, o que significa estar a serviço não somente da Igreja local, mas a serviço da Igreja no mundo todo.

Essa deferência se soma a outras homenagens. A Prefeitura de Cachoeira Paulista (SP), cidade sede da Canção Nova, sancionou o projeto que criou o dia 12 de dezembro, feriado municipal, data de sua morte.

Em maio de 2023, a Prefeitura de São José dos Campos nomeou uma área verde na cidade como Monsenhor Jonas Abib, situada no bairro Campo dos Alemães, entre a Avenida Maria de Lourdes Medeiros de Assis e a Avenida Adílson José da Cruz, às margens do córrego Senhorinha.

Artigo anteriorPapa aos jovens da JMJ: “vou estar com vocês”
Próximo artigoApós nova legislação pró-vida, EUA veem queda de 25.000 abortos