“Abracem seus avós”, pede o papa Francisco aos jovens que vão à JMJ Lisboa 2023

“Antes de sair para a viagem, visitem seus avós, façam uma visita a um idoso sozinho”

Papa Francisco. / Daniel Ibañez (ACI Prensa)

O papa Francisco pediu aos jovens peregrinos da JMJ Lisboa 2023 e a todos que se preparam para a Jornada Mundial da Juventude em seus países que visitem seus avós e idosos antes do evento.

“Antes de sair para a viagem, visitem seus avós, façam uma visita a um idoso sozinho”, disse o papa Francisco numa mensagem publicada pela Santa Sé ontem (15), para o III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será no domingo, 23 de julho. “A oração deles protegerá vocês e vocês levarão no coração a bênção daquele encontro”.

A próxima JMJ Lisboa 2023 será de 1º a 6 de agosto e tem como tema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

Para o papa Francisco, os idosos dão ao presente um passado necessário para construir o futuro. “Não permitamos que sejam descartados”, disse.

Francisco convida os jovens “a passar da imaginação à vida concreta, fazendo algo para abraçar os avós e os idosos”.

“Não os deixemos sozinhos; é preciosa a sua presença nas famílias e nas comunidades, dá-nos a noção de partilhar a mesma herança e de fazer parte dum povo em que se preservam as raízes”, acrescenta.

Na sua mensagem, o papa também falou da importância dos idosos como “transmissores da pertença ao santo Povo de Deus”, tanto para a Igreja como para a sociedade em geral.

O papa renovou o convite a todos para celebrar o III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, “colocando no centro a alegria transbordante dum renovado encontro entre jovens e idosos”.

O tema deste Dia Mundial, disse o papa na sua mensagem, “nos leva ao encontro entre Maria, jovem, e a sua parente Isabel, idosa”. O Espírito Santo abençoa e acompanha todo o encontro fecundo entre gerações diversas, entre avós e netos, entre jovens e idosos “.

“Para os mais jovens, trata-se de ir mais além do imediato em que nos confina a realidade virtual, que muitas vezes nos desvia da atividade concreta; para os mais velhos, trata-se de não se deterem no debilitar-se das forças nem no lamento pelas ocasiões perdidas. Olhemos adiante”.

As dioceses, paróquias, associações e comunidades são convidadas pelo papa a fazer atividades e organizar eventos em torno do lema do III Dia Mundial dos Avós: “De geração em geração, a sua misericórdia” (Lc 1,50).

“A vós, idosos, peço para acompanhardes com a oração os jovens que estão prestes a celebrar a JMJ. Aqueles jovens são a resposta de Deus aos vossos pedidos, o fruto daquilo que semeastes, o sinal de que Deus não abandona o seu povo, mas sempre o rejuvenesce com a criatividade do Espírito Santo”, escreve o papa Francisco.

“Queridos avós, queridos irmãos e irmãs idosos, chegue até vós a bênção do abraço entre Maria e Isabel, e encha de paz os vossos corações. Com afeto, vos abençoo. E vós, por favor, rezai por mim”, conclui o papa, que assinou o texto em 31 de maio de 2023, festa da Visitação da Virgem Santa Maria.

Artigo anteriorVídeo impactante: 1.400 seminaristas em peregrinação
Próximo artigoEstas são as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus