O Catecismo (n. 1832) lista 12 frutos do Espírito Santo. Para memorizá-los, visualizá-los e imitá-los, eu os correlaciono aos meus filhos em grupos de três
Tom Hoopes / Aleteia
O Catecismo explica que os frutos do Espírito Santo são perfeições que Ele forma em nós, “como primícias da glória eterna”. E sabe o que isso significa? Que esses frutos são o começo do céu experimentado na terra!
Eu tenho meditado no Espírito Santo de uma maneira especial por causa do papel indispensável do Espírito em me configurar com Jesus Cristo, o que, creio eu, é o objetivo da vida.
Em particular, tenho me concentrado nos frutos do Espírito Santo, que vejo como articulações brilhantes do que eu quero e preciso em minha vida. O Catecismo diz que o Espírito Santo os dá a nós como “as primícias da glória eterna” – então, eles são literalmente o começo do céu experimentado na terra.
O Catecismo (n. 1832) lista 12 frutos do Espírito Santo. Para memorizá-los, visualizá-los e imitá-los, eu os correlaciono aos meus filhos em grupos de três.
Caridade, paz e alegria
Duas filhas minhas são belos exemplos de “caridade, paz e alegria”, os três primeiros frutos do Espírito Santo. Elas sempre foram amorosas, sempre dispostas a ajudar, sempre acima das brigas familiares, sempre prontas para encorajar e apoiar os outros.
Uma delas queria trabalhar para uma companhia aérea em um aeroporto, sabendo que seria capaz de manter a calma ao lidar com um cliente frenético e irritado. Outra está ingressando na área médica, onde tenho certeza que fará o que faz por nós, iluminando os dias ruins e reforçando os pontos fortes dos outros.
Elas são meus ícones de “caridade, paz e alegria”. Quem é o seu? Pode ser qualquer pessoa da sua família ou um santo favorito, como São João Paulo II, que inseriu amor, paz e alegria na Guerra Fria.
Paciência, longanimidade e bondade
Quando penso em “paciência, longanimidade e bondade”, imagino dois outros filhos meus. Uma das minhas filhas aguentou muita coisa com grande longanimidade, e é adepta a aceitar com graça o que ela não pode mudar. Ela não responde críticas com críticas e, se uma conversa for negativa, ela cai fora.
Consigo ver esses frutos em outro filho também: ele está sempre tentando reunir seus irmãos, sempre responde a uma palavra irada com uma resposta gentil e está sempre do lado do que é melhor para os outros.
Quem é seu exemplo de paciência, longanimidade e bondade? Madre Teresa é uma ótima candidata. Ela nunca foi complacente, mas sempre paciente, gentil e de extrema bondade.
Benignidade, mansidão e fidelidade
Meu exemplo de “benignidade, mansidão e fidelidade” é uma filha. Na escola, era sempre ela quem servia em qualquer cargo que precisasse ser preenchido; ela era discreta o suficiente para transitar entre vários grupos. Ela era tão dedicada que, se ela estivesse trabalhando, você sabia que o resultado seria feito.
Essas virtudes se manifestaram particularmente quando minha família enfrentou uma catástrofe médica. Com mansidão e fidelidade, ela teve o comportamento certo para acalmar uma situação assustadora, e depois voltou ao hospital para se tratar, de novo, e de novo, e de novo. Vejo seus dois irmãos mais novos agora seguindo seus passos.
Se você não tem alguém assim em sua vida, muitos santos se encaixam nessa categoria. Penso no padre Emil Kapaun se dedicando ao seu rebanho, dando aos companheiros prisioneiros de guerra tudo o que pudesse aumentar sua esperança – uma piada, uma oração ou um item que ele havia surrupiado – e voltando repetidamente, apesar da escuridão e do frio.
Modéstia, continência e castidade
O último bloco dos 12 frutos do Espírito Santo: modéstia, continência e castidade. Aqui estou pensando em dois filhos diferentes que se dedicaram a ajudar seus irmãos e outros jovens a se conhecerem, se controlarem e se dedicarem ao que há de melhor nos outros.
Um deles tem seguido a vida religiosa com sinceridade e intensidade; o outro, dá palestras destinadas a ensinar a Teologia do Corpo aos colegas, e depois os acompanha com jantares dedicados a discutir a masculinidade autêntica.
Os santos que se encaixam neste projeto incluem São José e a Santíssima Virgem, é claro. Mas eles também podem ser o seu exemplo de todos os 12 frutos do Espírito Santo. Quem você conhece que lhe mostra o significado dos frutos do Espírito Santo?
Se não for um familiar, talvez seja um santo. Se não for um santo, pode ser um personagem favorito. O que importa é que todos fomos abençoados com sinais do Espírito em nossa vida, sinais que podemos ver, apreciar e imitar.