Por que a audiência geral desta quarta-feira é histórica

Antoine Mekary | ALETEIA

I.Media / Aleteia

O Patriarca Ortodoxo Copta Tawadros II estará ao lado do Papa Francisco nesta quarta-feira, 10 de maio, durante a audiência geral na Praça de São Pedro e falará. Um raro e importante testemunho de proximidade e fraternidade entre os dois líderes da Igreja.

Foi há 50 anos. Em 10 de maio de 1973, o Papa Paulo VI convidou o Patriarca Shenouda III, Papa copta de 1971 a 2012, a ir a Roma por ocasião do 1.600º aniversário da morte de Santo Atanásio de Alexandria, Doutor e Pai da Igreja venerado nas Igrejas Ortodoxa, Copta e Católica. A reunião resultou na assinatura de um acordo cristológico muito importante que pôs fim a uma longa controvérsia entre coptas e católicos sobre o Concílio de Calcedônia (451), que foi a raiz da ruptura entre Roma e as Igrejas Orientais. Pela primeira vez, os dois líderes religiosos afirmaram que compartilhavam a mesma fé em Cristo, reconhecido como verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e essa aproximação abriu caminho para outros gestos ecumênicos fortes e significativos de Roma com as Igrejas Siríaca, Armênia e Siro-Malankara.

Ao vir a Roma para se encontrar com o Papa Francisco no mesmo dia do 50º aniversário desse encontro, o Patriarca Tawadros II está enfatizando a importância dessa aproximação. Sua visita também será uma oportunidade para comemorar outro aniversário, o de sua ida a Roma em 2013, em sua primeira viagem fora do Egito, para encontrar o então recém-eleito Papa Francisco. Naquela ocasião, o dia 10 de maio foi designado como o Dia da Amizade Copta-Católica. Em seguida, o Papa Francisco visitou o Egito em 2017, uma visita que levou a um verdadeiro passo à frente, com a assinatura de um acordo sobre o reconhecimento de batismos.

Passo ecumênico

Ao retornar cinquenta anos depois de Shenouda III e dez anos depois de sua visita anterior, o Patriarca Tawadros II está dando mais um passo ecumênico que o Papa Francisco fez questão de honrar. Por esse motivo, em um gesto sem precedentes, ele o convidou para participar da audiência geral de 10 de maio, ao seu lado. Após a tradicional catequese do Papa, o patriarca falará. “Isso será inédito”, explica o padre Hyacinthe Destivelle, membro do dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Em 2008, o Catholicos armênio Karekin II foi convidado para uma audiência por Bento XVI, mas sem falar.

Essa aproximação também mostra o reconhecimento de Roma aos fortes gestos ecumênicos iniciados pelo Patriarca Tawadros II nos últimos dez anos, por exemplo, a criação de um conselho ecumênico com uma presidência rotativa, ou sua presença na entronização do Patriarca Católico Copta Sidrak em 2013 – mais uma vez, uma novidade. Sua igreja, que representa 10% da população egípcia, é a maior do Oriente Médio, mas ele demonstrou uma verdadeira “abertura” para os católicos, que são apenas cerca de cem mil.

O Patriarca, que ficará em Roma de 9 a 14 de maio, se reunirá em particular com o Papa em 11 de maio. Espera-se que haja uma troca de discursos, durante a qual o ecumenismo de sangue – a união dos cristãos por meio do mesmo sofrimento do martírio – poderá ser discutido. Frequentemente descrita como a Igreja dos mártires, a Igreja Copta ainda é marcada pelo assassinato de fiéis coptas pela organização Estado Islâmico na Líbia em 2015 e por vários ataques a igrejas. Tawadros II concluirá sua visita no domingo com uma missa na Basílica de São João de Latrão, na presença dos fiéis coptas da Itália.

Artigo anterior3 mães católicas que foram santas e tiveram filhos santos
Próximo artigoPor que os futuros padres deitam no chão durante a ordenação