Terço dos Homens convida para “Tarde Mariana” no Salão Frei Nemésio, dia 21 de maio

Durante todo o mês de maio a Igreja celebra a devoção à Virgem Maria

Pascom/Capuchinhos

Neste mês de maio, a Igreja celebra a devoção à Virgem Maria, Mãe de Deus. Durante todo o mês, os cristãos são convidados a olhar com sabedoria e fé para a figura da mulher humilde e escolhida por Deus, que com o seu “sim”, transformou a História da Humanidade.

Para ajudar-nos a celebrar mais intensamente este mês, o Terço dos Homens programou uma “Tarde Mariana”, que será realizada no dia 21 de maio, a partir das 15h, no Salão Frei Nemésio. Participe com a sua família.

– Exposição e benção do Santíssimo – Diácono Manoel

– Palestra sobre os dogmas Marianos – Frei Almir

– Oração do Terço – (Homens de fé)

– Missa (Opcional às 17h)

– Missa (dinamizada pelo Terço dos Homens, às 18h30)

O que são os dogmas marianos

A título de exemplo, o missionário da Comunidade Canção Nova, Gleidson de Souza Carvalho, licenciado em Filosofia e bacharelando em Teologia, cita os quatro importantíssimos dogmas marianos. O primeiro deles foi proclamado durante o Concílio de Éfeso, no ano de 431, e afirmava a maternidade divina de Maria, quer dizer, Maria é verdadeiramente Mãe de Deus (Theotókos). É por isso que, na oração da “Ave-Maria”, rezamos: “Santa Maria, Mãe de Deus…”.

O segundo dogma mariano foi definido pelo Concílio de Latrão, em 649, e declarava a virgindade perpétua de Maria, quer dizer, ela era virgem antes do parto e permaneceu virgem após o parto. A esse respeito, São Gregório Magno afirma, lindamente, que aquela Virgem que deu à luz e, enquanto dava à luz, duplicava sua virgindade.

O terceiro foi solenemente pronunciado pelo Papa Pio IX, em 1854, e sustentava a imaculada conceição de Maria. Em outras palavras, Maria nasceu sem o pecado original. Diante dessa declaração de fé, podemos rezar aquela conhecida jaculatória: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.

O quarto dogma foi definido em 1950, pelo Papa Pio XII e atestava que Maria foi assunta, pela graça de Deus, ao Céu. Embora essa declaração tenha ocorrido somente no século XX, desde o quarto século os cristãos já produziam textos reconhecendo a assunção de Maria.

Acerca dos dogmas da Igreja Católica citados acima, os cristãos católicos não os podem negar. Negá-los significa contrariar a própria fé, portanto, não ser católico. Os dogmas não foram declarados para serem escolhidos, “esse eu aceito, aquele eu não aceito”. Mesmo que você não compreenda, precisa submeter-se conscientemente. É um ato de confiança e de extrema humildade.