Crismandos de várias idades receberão o Sacramento da Confirmação neste sábado, 13, no Santuário Basílica de São Sebastião

Os participantes do Retiro iniciaram a Catequese em maio do ano passado e a concluíram em abril último, totalizando um ano de aprendizagem e vivência cristã

Crismandos posam para a posteridade. / Foto: Divulgação

Emilton Rocha / Pascom

Nos dias 29 e 30 de abril, 26 integrantes de nossa comunidade participaram de retiro no Salão Frei Nemésio, no Santuário Basílica de São Sebastião, situado à Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca. Eles receberão o Sacramento da Crisma no neste dia 13 de maio, sábado, às 17h, pelas mãos de Dom Célio da Silveira Calixto Filho, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. A celebração será transmitida ao vivo pelo Facebook e Youtube.

Frei Jorge de Oliveira, reitor e pároco, fez a abertura e Padre Ronnie Anderson Diniz, Provincial dos Missionários do Sagrado Coração da Província do Rio de Janeiro, foi o pregador.

Dividido ao longo de dois dias, o retiro tratou do tema “Iniciação Cristã”, abordando, por meio de música, atividades lúdicas e reflexões, a importância dos três sacramentos de iniciação: Batismo, Eucaristia e Crisma. O clima do encontro foi de serenidade e alegria, e não faltaram partilhas afetuosas e muito inspiradas.

Os participantes do Retiro iniciaram a Catequese em maio de 2022 e a concluíram em abril último, totalizando um ano de aprendizagem e vivência cristã. Neste mesmo mês de maio duas novas turmas serão iniciadas, às quartas-feiras e às quintas-feiras, no horário de 19h30 às 20h45. As inscrições continuam abertas. Interessados devem preencher ficha de inscrição na Secretaria Paroquial. Informações podem ser obtidas com os catequistas Nilson Perissé (WhatsApp 21 99870-8090) ou Frei Rafael Kruger (21) 99665-5111.

O que é a Crisma

A Crisma é um dos sete Sacramentos da Igreja Católica Apostólica Romana. Também pode ser chamada de Sacramento da Confirmação. Esse sacramento complementa e confirma o batismo, e por isso é assim chamado. Nele, o fiel reassume junto da Igreja e de Deus os compromissos firmados no batismo (que foram realizados pelos padrinhos).

Durante a cerimônia de Crisma, o católico é ungido com óleo de oliveira e recebe os dons do Espírito Santo. A celebração do sacramento acontece durante a Missa.

Participantes no Salão Frei Nemésio, durante o Retiro 2023. / Foto: Emilton Rocha

Qual o significado da Crisma

A Crisma é o sacramento de confirmação da graça e das promessas do batismo. O seu significado está relacionado com o fato do cristão, livremente, reafirmam a sua vontade de seguir junto do caminho de Deus e da Igreja. As promessas feitas no batismo pelos padrinhos, na Crisma são confirmadas pela própria pessoa. Além disso, durante a celebração da Crisma, o cristão é ungido com óleo de oliveira, que simboliza saúde, força e alegria.

O crismado recebe os dons do Espírito Santo, que lhe irão proporcionar maior união com Deus, a afirmação da graça do batismo, a nutrição da alma com os dons do Espírito e o encorajamento para viver o cristianismo. Na Crisma, o fiel se torna um verdadeiro integrante da Igreja, passando inclusive a ser responsável por ela.

Para que serve a Crisma

A Crisma é um dos sacramentos católicos e faz parte, com o Batismo e a Eucaristia, dos chamados Sacramentos de iniciação da vida cristã no catolicismo. Esse sacramento é importante para confirmar a continuidade no caminho de Deus e receber, por meio dos dons do Espírito Santo, a força necessária para permanecer ao lado de Deus e da Igreja.

Artigo anteriorOito dicas para viver o mês de Maria
Próximo artigoDeixe-se guiar por Maria neste mês de maio