Você pode adotar algumas atitudes para evitar os casos de depressão e suicídio que, infelizmente, são uma realidade preocupante entre os sacerdotes
Zoe Romanowsky – Aleteia
No Brasil, um dado alarmante: só em 2021, pelo menos 9 padres cometeram suicídio. Já nos Estados Unidos, uma grande e nova pesquisa feita com padres católicos dos EUA descobriu que a maioria deles está feliz em sua vocação. Mas o estudo, que entrevistou 3.516 padres de 191 dioceses católicas dos EUA, também revelou que muitos padres apresentam sinais de esgotamento – especialmente padres mais jovens.
Como se sabe, o esgotamento (burnout) pode levar à depressão e ao suicídio. Entretanto, os sacerdotes ouvidos nos EUA declararam que encontram apoio significativo em seus amigos leigos – o que deve nos motivar a pensar em como podemos ser os melhores amigos dos padres que conhecemos e amamos.
Nós nunca devemos presumir que eles têm toda a ajuda de que precisam. Então, abaixo sugiro algumas ideias que devemos colocar em prática para ajudar nossos párocos.
1 – CONVERSE COM O PADRE APÓS A MISSA
Em vez de sair correndo para a sua casa depois da Missa, pare e converse com seu padre. Compartilhe algo sobre você, faça uma pergunta a ele, comente positivamente sobre a homilia dele ou compartilhe uma boa piada. Uma conversa social amigável e agradável é uma boa maneira de começar a construir um relacionamento.
2 – CONVIDE-O PARA UM CAFÉ
Não é preciso muito tempo para tomar um café e conversar com quem você gosta. Pergunte a ele quais dias e horários podem funcionar e estabeleça um calendário – ou considere ser espontâneo sobre isso. Mesmo que sua agenda esteja muito cheia, o gesto mostra seu interesse em conhecer seu pároco como pessoa.
3 – CHAME-O PARA JANTAR NA SUA CASA
Costumava ser comum convidar o pároco para jantar, mas hoje em dia pensamos que precisamos ter uma refeição chique ou crianças perfeitamente comportadas para fazê-lo. De jeito nenhum. Os padres gostam de ver a vida real das pessoas a quem servem, e isso lhes permite conhecer nossas famílias.
4 – LEVE-O A UMA FESTA
Da próxima vez que você for dar uma festa ou reunião, seja com parentes ou amigos, considere convidar seu padre. Ele pode gostar de sair à noite – e seus convidados podem gostar de conhecê-lo também.
5 – CONVIDE-O PARA UMA ATIVIDADE DE LAZER
Um padre que você conhece gosta de esportes, música ou teatro? Considere comprar um ingresso extra e convidá-lo para assistir a um jogo ou uma peça.
6 – DESCUBRA SUAS DATAS IMPORTANTES
Faça questão de reconhecer ou honrar os dias especiais da vida do seu padre (aniversário, aniversário de batismo, de ordenação etc). Você pode dar a ele um presente, um cartão ou apenas parabenizá-lo quando o vir. É maravilhoso quando outras pessoas celebram dias importantes com você – e os padres apreciam isso tanto quanto qualquer outra pessoa.
7 – PERGUNTE COMO VOCÊ PODE AJUDÁ-LO
Às vezes, o que faz uma pessoa se sentir mais apoiada é quando alguém pergunta do que ela realmente precisa. Converse com os padres que você conhece sobre as coisas de que eles mais precisam, o que seria mais útil para eles em seu trabalho e na sua vida pessoal. Pode não ser algo que você possa satisfazer sozinho, mas você pode ajudar a descobrir como a necessidade pode ser atendida.