Em entrevista a uma agência de notícias Francisco falou sobre os problemas no joelho e no intestino, mas alertou: “Está tudo sob controle”
Kathleen N. Hattrup / Aleteia
Em uma recente entrevista para a Associated Press, o Papa Francisco disse que está bem de saúde, mas revelou que a diverticulose está de volta. O Pontífice, entretanto, garantiu que a doença está sob controle.
“Eu posso morrer amanhã, mas bem, está tudo sob controle. Estou bem de saúde”, brincou o Papa de 86 anos. “Para a minha idade, estou com a saúde normal”, acrescentou o Santo Padre.
Os divertículos são bolsas que se formam nos intestinos e podem inflamar ou infeccionar. O Santo Padre teve parte do cólon removido em 2021 por causa da condição, que é um problema de saúde comum, especialmente em idosos.
Ele também falou positivamente sobre seu problemas no joelho, observando que agora ele consegue andar, mesmo que às vezes use a cadeira de rodas. “Ainda tenho que usar isso [a bengala] para não cair.”
O Papa acrescentou que pede sempre a graça do bom humor, destacando a sua oração de São Tomás Moro para esta intenção. “Peço bom humor, senso de humor, porque tenho que ajudar tanta gente, e se eu ficar amargurado não vou poder ajudar ninguém. Também saber rir de si mesmo. Isso é bom [para uma pessoa]. É bom para mim — relativizar a própria importância, não?”