Sua beatificação ocorreu em 18 de novembro de 2017 em Detroit (EUA), tendo sido o primeiro Capuchinho dos Estados Unidos a ser elevado aos altares
Por Pascom RJ*
RIO DE JANEIRO – A relíquia do Beato Francisco Solano Casey (um fragmento de osso), sacerdote dos Frades Menores Capuchinhos será acolhida de 10 a 16 de dezembro na Fraternidade São Sebastião, da Província Nossa Senhora dos Anjos, localizada na Tijuca, Rio de Janeiro, onde será exposta ao público nas missas e grupos de orações durante o período, sob a responsabilidade de Frei Jorge de Oliveira, reitor e pároco, e de Frei Vinícius de Bessa Baêta, frade professo simples. Veja o itinerário da peregrinação ao final desta matéria.
Sessenta anos depois da sua morte, o venerável Pe. Francisco Solano Casey, conhecido como o “Campeão dos mais necessitados de Detroit”, nos Estados Unidos, deu mais um passo no caminho à santidade.
Em 4 de maio de 2017, o Papa Francisco aprovou um milagre atribuído à intercessão do frei capuchinho, que foi a segunda pessoa nascida nos Estados Unidos a ser beatificada e a primeira do estado de Michigan. Francisco referiu-se ao novo Beato como “humilde e fiel discípulo de Cristo, que distinguiu-se por um incansável serviço aos pobres. Seu testemunho ajude sacerdotes, religiosos e leigos a viver com alegria a união entre anúncio do Evangelho e amor aos pobres”.
Beato Francisco Solano Casey
Batizado com o nome de Bernardo, nasceu em Prescott, no Estado de Wisconsin (EUA), em 25 de novembro de 1870, numa família de camponeses de origem irlandesa. Em 1897 entra nos Capuchinhos, pelo convento de São Boaventura em Detroit. Ordenado sacerdote em 1902, passa a viver nas fraternidades de Yonkers (1904-1918), Manhattan (1918-1924), São Boaventura, em Detroit (1924-1945), Brooklyn (1945-1946), Huntington (1946-1956), no Estado de Indiana. Com a saúde ficando debilitada, passa a viver no convento São Boaventura em Detroit, onde faleceu em 31 de julho de 1957, aos 87 anos.
Para alegrar as pessoas, Frei Francisco Solano costumava pegar no seu violino e dali tirava belas melodias que a todos encantavam. Mas as mais belas ele as tirou da ‘sinfonia’ da vida, como recorda o Fr. Mauro Jöhri, Ministro Geral dos Capuchinhos:
“No momento da grande crise econômica dos anos 20 do século passado, Frei Francisco Solano foi designado para Detroit. O contato com a dura realidade de quem não tem o que comer transforma-o, ou melhor, faz emergir de modo maravilhoso um aspecto da sua caridade: receber os pobres à porta do convento com o maior respeito pela sacralidade e dignidade de suas pessoas [ele próprio passava pelo meio dos pobres a servir as refeições]. Chegava a passar até dez horas por dia na portaria, sem jamais permitir uma trégua ou um período de férias. O seu serviço tinha se transformado num verdadeiro e próprio apostolado feito de boas palavras, caridade e paciência…
Os que se dirigiam a ele, Frei Francisco jamais perguntou de onde provinham, qual a fé que professavam, se tinham uma necessidade real ou fingiam; tratou a todos com compaixão e sensibilidade, dando a cada um o quanto era dado também aos outros, sem favoritismos, sem parcialidade. Nele, o pobre encontrava o amigo e o confidente; diante dele, a vergonha de mostrar a própria indigência e o embaraço dissipavam-se.
Os olhos e as palavras daquele bom frade, sacerdote porteiro, não expressavam nenhuma condescendência ou juízo, mas mostravam apenas o desejo de compreender, ajudar e apoiar, pois Frei Francisco possuía um coração capaz de consolar, amparar, e acompanhar a dor e o drama de tanta gente.”
Foi beatificado no dia 18 de novembro de 2017, em Detroit, tendo sido o primeiro Capuchinho dos Estados Unidos a ser elevado aos altares.
O itinerário da Peregrinação
Fraternidade São Sebastião – Rio de Janeiro/RJ – 10/12 a 16/12
Fraternidade São Serafim de Montegranaro – Duque de Caxias/RJ –17/12 a 02/01/2023
Fraternidade São Pio de Pietrelcina – Itaboraí/RJ – 03/01 a 09/01
Fraternidade São Leopoldo Mandic – Teresópolis/RJ – 10/01 a 16/01
Fraternidade Nossa Senhora Aparecida – Petrópolis/RJ – 17/01 a 23/01
Fraternidade São Felix de Cantalício – Viana/ES – 24/01 a 30/01
Fraternidade São Francisco de Assis – Santa Teresa/ES – 31/01 a 06/02
Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos – Itambacuri/MG – 07/02 a 13/02
Fraternidade São Crispim de Viterbo – Mantena/MG – 14/02 a 23/02
Retorno ao Rio de Janeiro e entrega a Província de 24/02
*Com informações cedidas por Frei Mariosvaldo Florentino