Bênção dos Capuchinhos: primeira sexta-feira de 2023 vai cair no dia 6, Dia de Reis

A bênção dos Capuchinhos, também conhecida como ‘bênção dos barbadinhos’, teve início em 1886 e é considerada Patrimônio Cultural Carioca desde 2014

Fotos: Emilton Rocha / Arquivo Pascom

A tradicional bênção dos capuchinhos ou barbadinhos, patrimônio cultural carioca, realizada sempre na primeira sexta-feira de cada mês, será celebrada no dia 6 de janeiro de 2023, Dia de Reis. As missas com seus devidos horários serão informados oportunamente.

O Dia de Reis é uma data comemorativa, presente no calendário litúrgico da Igreja Católica, celebrada no dia 6 de janeiro. Essa data celebra a aparição dos reis magos ao local de nascimento de Jesus Cristo com o objetivo de prestar culto e ofertar presentes. Esse acontecimento também é entendido como a primeira aparição do messias.

A data comemorativa também é chamada de Solenidade da Epifania do Senhor, sendo o momento em que se encerra a Epifania, período no calendário litúrgico que é entendido como a primeira manifestação de Cristo. O Dia de Reis é também marca o encerramento do período natalino, sendo a ocasião em que as decorações desse período, como os presépios e as árvores de Natal, são desmontadas.

Tradição centenária e patrimônio do Rio

A bênção dos Capuchinhos, também conhecida como ‘bênção dos barbadinhos’, teve início em 1886 e é considerada Patrimônio Cultural Carioca desde 2014. O mesmo acontece com a procissão de São Sebastião, o padroeiro da cidade, realizada no dia 20 de janeiro.

A tradição começou com o frei Fidélis de Ávola, fervoroso devoto de Nossa Senhora de Lourdes. Ao ser curado de uma grave enfermidade com água benta, o religioso mandou construir uma gruta dedicada à santa, ao lado da então Igreja de São Sebastião, no Morro do Castelo, no Centro do Rio. A partir daí, os freis Franciscanos Capuchinhos passaram a dar a bênção sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

Com o passar dos anos e o aumento expressivo do número de fiéis, juntamente com a crença de se começar bem o novo ano abençoado por Deus, essa bênção especial dos “barbadinhos” passou para primeira sexta-feira de janeiro. Com a demolição do Morro do Castelo e a transferência da igreja para a Rua Haddock Lobo, na Tijuca, em 1931, a bênção passou a ser dada na basílica de São Sebastião no bairro da Zona Norte do Rio.

Pascom Capuchinhos RJ

Artigo anteriorCantalamessa: vamos ao encontro de Cristo que vem, com um ato de fé
Próximo artigoImagem de Nossa Senhora das Graças amanhece pichada em Maceió, Alagoas