Começa a montagem da decoração de Natal do Vaticano

O tradicional abeto já chegou à Praça de São Pedro; saiba como será a decoração deste ano

Turistas na Praça de São Pedro, onde já chegou o abeto de Natal / Antoine Mekary | ALETEIA

Aleteia / Ricardo Sanches

A Praça de São Pedro está com uma movimentação diferente nos últimos dias. Além de turistas e peregrinos que normalmente circulam pelo local, o espaço ganhou a presença de caminhões, guindastes, tapumes e operários. Eles trabalham no início da montagem da decoração de Natal do Vaticano.

Turistas na Praça de São Pedro, onde já chegou o abeto de Natal / Antoine Mekary | ALETEIA

A árvore de Natal

O tradicional abeto da praça terá 30 metros de altura e será uma doação dos moradores de um vilarejo nas montanhas de Abruzzo, que tem apenas 182 habitantes. Os objetos de decoração da árvore foram feitos com materiais sustentáveis por jovens em reabilitação psiquiátrica. A fonte de energia que acenderá as luzes também será sustentável.

A árvore provém de área em que o corte foi permitido.

Presépios

Além da árvore de Natal, a Praça de São Pedro contará com um grande presépio de madeira. A representação do nascimento de Jesus virá de Sutrio, Udine, um dos “borgos” de Carnia.

De acordo como site do Vaticano, “a madeira utilizada provém do corte planejado por viveiristas que cuidam de jardins públicos ou privados, onde foram plantadas árvores de cedro há mais de cem anos, de modo que nenhuma árvore foi cortada para fazer o presépio.”

A representação contará com os personagens bíblicos em tamanho natural.

Um presépio oferecido pelo governo guatemalteco também ocupará um espaço na Sala Paulo VI, onde o Papa Francisco costuma fazer as Audiências Gerais em dias de chuva ou muito frio. Essa representação da Natividade terá a Sagrada Família e três anjos.

Inauguração

A inauguração da decoração de Natal do Vaticano acontecerá no dia 3 de dezembro, às 17h (horário local). Os presépios e a árvore ficarão expostos até o dia 8 de janeiro de 2023 – Festa do Batismo do Senhor.

Artigo anteriorFacebook elimina “religião” do cadastro dos usuários
Próximo artigoComeçou a novena a Nossa Senhora das Graças (ou da Medalha Milagrosa)