Igreja no Brasil dará início ao 3º Ano Vocacional

“Vocação: Graça e Missão”, esse é o tema do ano vocacional nacional 2023

O Ano Vocacional da Igreja no Brasil terá início no dia 20 de novembro deste ano e seguirá até o dia 26 de novembro de 2023, a data foi escolhida é a solenidade de Cristo Rei, que marca o encerramento do ano litúrgico e o dia nacional dos cristãos leigos e leigas.

Com o tema “Vocação: Graça e Missão”, e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33), o ano vocacional celebra os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à oração e promoção das vocações em todo o Brasil.

As atividades deste ano que se inicia vão ao encontro com as atividades e indicações do 4º Congresso Vocacional, que além de propor celebrar os 40 anos do primeiro ano vocacional do Brasil, visa fortalecer o compromisso de cristãos e cristãs com o chamado à vida e um olhar atencioso para todas as vocações.

A proposta foi aprovada na 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, e a partir daí as comissões se organizaram para articular e preparar esta celebração, que tem como objetivo principal:

“Promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”.

Coletiva de Imprensa

No dia 19 de novembro, a partir das 16h30, acontece a coletiva de imprensa que marca a abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil. A coletiva será realizada na Sala de Imprensa do Santuário Nacional de Aparecida e poderá ser acompanhada por veículos de imprensa de forma presencial e online.

Durante a coletiva o presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e bispo de Nova Hamburgo, dom João Francisco Salm, aprofundará o tema “Vocação, graça e missão”; e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”.

Estarão presentes também a irmã Maristela Ganassi, assessora do Setor Juventudes e Vocações da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e membro da Comissão Episcopal para Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, que apresentará os objetivos do 3º Ano Vocacional e históricos dos anos anteriores.

E também, Sônia Oliveira, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), que aprofundará sobre o chamado da vocação laical para o serviço eclesial.

Para participação presencial, os jornalistas devem confirmar presença pelo formulário disponível em a12.com/imprensa.

Já para participar de forma remota, via zoom, a solicitação de credenciamento deverá ser feita pelo e-mail contato.anovocacional@cnbb.org.br até sexta-feira, 18. O link de acesso à sala será enviado pelo e-mail utilizado no credenciamento.

Após a coletiva, dom Salm presidirá a Missa Solene de abertura do Ano Vocacional no Altar Central do Santuário Nacional.

Artigo anteriorCapuchinhos: encontro com o Ministro Geral
Próximo artigoNão sigamos falsos messias nem horóscopos, diz papa Francisco