Coral infanto-juvenil Frei Ivan Moreira da Silva estreia com recital no Santuário Basílica neste sábado, 19, às 18h30

Projeto anterior à pandemia, o Coral será agora oficialmente apresentado ao público

Emilton Rocha / Pascom

Imagem ilustrativa

No próximo dia 19, após a Santa Missa das 17h, o Coral infanto-juvenil que leva o nome do saudoso frei Ivan Moreira da Silva estará estreando com um recital que será apresentado no Santuário Basílica de São Sebastião, às 18h30, cantando músicas sacras com variações entre as mais tradicionais e as mais recentes.

A escolha do nome de frei Ivan é uma homenagem ao frade que viveu no convento do Rio de Janeiro até seu falecimento, aos 47 anos. Era muito querido por todos e tinha um dom especial com o canto e um carinho ainda maior com as crianças.

Kedma: “um projeto anterior à pandemia de Covid-19” / Foto: arquivo pessoal

– O novo coral, cujos integrantes serão abençoados durante a missa das 17h no dia 19, por conta das celebrações do Cristo Rei, era um projeto da Catequese e perseverança anterior à pandemia de Covid-19, mas por causa da calamidade os organizadores tiveram que adiar os planos –, conta a jovem coordenadora, Kedma Favero.

Atualmente cursando Farmácia na UFF, Kedma sempre foi ligada à música. Segundo sua mãe, Mônica, aos 7 anos ela já participava do Coral do INSA, Instituto Nossa Senhora Auxiliadora. Aos 9, fez a Primeira Comunhão no Santuário da Medalha Milagrosa e lá começou a participar da Pastoral da Música, no “Grupinho do Violão”. Com dez anos entrou para o curso de Formação Inicial da Escola de Música Villa Lobos, tendo como instrumento o violino e depois, como segundo instrumento, o piano clássico. No Colégio Pedro II também participou do coral e foi bolsista como correpetidora, ou seja, aquele ou aquela que faz o acompanhamento.

Os santos padroeiros do coral são Santa Cecília, padroeira da música, e São Domingos Sávio, que foi aluno de São João Bosco no Oratório São Francisco de Sales em Turim, Itália. São Domingos Sávio também é o padroeiro dos cantores mirins. Agora, oficialmente, o Coral Frei Ivan Moreira da Silva será apresentado.

Frei Ivan Moreira da Silva: seu canto cativava as pessoas

Segundo frei Jorge de Oliveira, reitor e pároco do Santuário, Frei Ivan Moreira da Silva foi um frade irmão leigo que morava no Convento do Rio de Janeiro e que adorava música. “Ele não era um músico profissional, mas cantava muito nas missas e nas orações internas, animando muitas liturgias. E era muito solícito e trabalhador”, relata.

Frei Ivan: “um frade dinâmico, que animava a liturgia das missas” / Foto de arquivo

As pessoas tinham paixão por ele, pois era muito comunicativo, alegre e extrovertido, realmente um frade que abrilhantou muito a ala musical da igreja e suas ações. Era natural de São Gonçalo e, logo que concluiu a formação inicial – o noviciado –, veio morar no Rio de Janeiro, onde ficou até o seu falecimento.

– Até hoje, muitas pessoas lembram daquele irmão, pois ele cativava as pessoas com sua alegria, com seu entusiasmo e seu bom humor com o seu canto. Era um frade de uma alegria muito grande – destaca frei Jorge.

Frei João Carlos, ministro provincial à época, lembra dele como um frade dinâmico que animava a liturgia das missas das 18h, ocasião em que a igreja lotava.

– Trabalhou na Sacristia da igreja por quase 20 anos, tinha muito contato com o povo, se comunicava bem e ajudava muito os párocos na então Igreja de São Sebastião, lembra o frei. Frei Ivan faleceu em 12 de fevereiro de 1995, em seus braços.

Kedma e as crianças do coral: preparação para o recital. / Foto: Divulgação
Artigo anteriorPapa lamenta que o mundo volte a ser ameaçado com armas nucleares
Próximo artigoOutubro Rosa: a certeza e a confiança de quem se ampara na fé