JMJ Lisboa 2023 faz encontro preparatório internacional em Fátima

Santuário de Fátima / Pixabay

ACI Digital

O comitê organizador local da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 vai promover Encontro Preparatório Internacional de 17 a 19 de outubro, em Fátima, Portugal. O evento vai reunir equipes das direções do comitê, representantes das conferências episcopais e pastoral juvenil de todo o mundo, bem como de movimentos e congregações.

O Encontro Preparatório Internacional é uma iniciativa do dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, com objetivo de pensar em conjunto a JMJ. O evento acontece em duas edições. A primeira edição é sempre após uma Jornada, em Roma, como encerramento do encontro e lançamento do próximo. A segunda acontece cerca de um ano antes de cada JMJ, no país sede, como preparação para a jornada.

O encontro em Fátima será no Centro Pastoral Paulo VI. Segundo os organizadores, “pretende dar a conhecer a organização da JMJ Lisboa 2023, partilhando a cultura e identidade do país e cidade que vai acolher o próximo encontro mundial dos jovens com o papa”.

A sessão de abertura será no dia 17, entre 9h e 12h30, com a presença de Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (DLFV), Cardeal Farrell.

A Jornada Mundial da Juventude acontecerá em Lisboa, de 1º a 6 de agosto de 2023, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Entre 26 e 31 de julho de 2023, acontecerá o “Dias nas Dioceses”. Trata-se de um encontro que antecede a JMJ, a fim de integrar os peregrinos com as comunidades paroquiais das várias dioceses de Portugal.

Artigo anteriorRomaria da futura Beata Benigna tem início neste sábado (15)
Próximo artigoFesta de Frei Galvão recorda os 200 anos da morte do primeiro santo brasileiro