Dom Odilo Scherer e Dom Leonardo Steiner estiveram com Francisco no Vaticano durante Consistório
Por Guilherme Gomes / A12
Um rumor na imprensa mundial acompanhado de uma grande dúvida atinge a Igreja nos últimos meses: o Papa Francisco vai renunciar?
De acordo com dois Cardeais brasileiros, que estiveram com o Pontífice, no Vaticano, durante o último Consistório, a resposta é que o Santo Padre continua na cadeira de Pedro.
Dom Odilo Scherer, Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, afirmou em conversa com o A12, durante a 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que as notícias sobre a renúncia são “especulações”. “Sobre a renúncia, o Papa nos disse (Cardeais) que leu nos jornais que iria renunciar e deu muita risada”, falou Dom Odilo. “São especulações que estão fora de propósito”, disse o Cardeal brasileiro afastando os rumores de uma possível renúncia.
Nomeado Cardeal pelo Papa no 8º Consistório do seu papado, Dom Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus, e primeiro Cardeal da região amazônica, também refutou qualquer hipótese de renúncia do Pontífice.
“Conversamos e perguntamos pessoalmente ao Papa sobre a questão da renúncia que tanto se falou na imprensa”, disse Dom Leonardo. E completou citando o humor afiado do Papa Francisco. “Sobre esse assunto (a renúncia), ele nos disse rindo que ‘pensa com a cabeça e não com o joelho’”, falou o brasileiro.
Essa brincadeira do Pontífice aconteceu por conta do principal motivo pelo qual surgiram os boatos de renúncia: seus problemas de saúde no joelho direito. Com 85 anos, o Papa sofre com uma osteoartrite (artrose), que afetou um ligamento do seu joelho.
A saúde, inclusive, seria a única forma do Pontífice deixar a cadeira de Pedro por conta própria, já que ele já se posicionou de que ele poderia renunciar algum dia se a saúde debilitada tornasse impossível dirigir a Igreja.
Questionado sobre quando achava que isso poderia acontecer, ele disse:
“Não sabemos. Deus dirá“.