Entre hoje ontem (29) e hoje (30), o papa Francisco se reúne no Vaticano com cardeais de todo o mundo para referendar a reforma da Cúria Romana
ACI Digital
“Está em andamento no Vaticano, com a presença do Santo Padre Francisco, a reunião dos cardeais sobre a nova constituição apostólica Praedicate Evangelium”, diz a sala de imprensa da Santa Sé num breve comunicado.
O encontro terminará nesta terça (30), com uma missa que o papa Francisco vai celebrar às 17h30 (12h30 no horário de Brasília) na basílica de São Pedro.
A constituição Praedicate Evangelium entrou em vigor no dia 5 de junho, na solenidade de Pentecostes, e define mudanças na Cúria Romana que vêm sendo implementadas desde então.
Segundo o Vatican News, serviço de informações da Santa Sé, há cerca de 200 cardeais, dos 226 membros do Colégio Cardinalício presentes nas sessões de trabalho com o papa Francisco na sala nova do sínodo.
“Nunca nos dez anos de pontificado de Jorge Mario Bergoglio um encontro desse tipo e uma participação assim tão ampla tinha sido vista apenas oito anos atrás, quando o Pontífice convocou o duplo sínodo sobre a família (2014-15), convidando cerca de 180 bispos e cardeais”, diz o Vatican News.
O cardeal Arthur Roche, prefeito do Dicastério para o Culto Divino, destacou que os trabalhos buscam destacar dois aspectos: a “natureza missionária” e a “conversão da Igreja”.
O cardeal Roche é um dos 20 novos cardeais nomeados pelo papa no sábado (27).
Praedicate Evangelium
Com a entrada em vigor deste documento pontifício, a constituição Pastor Bonus, que são João Paulo II promulgou em 1988, foi completamente revogada.
A nova constituição apostólica Praedicate Evangelium tem 54 páginas e estabelece as funções dos 16 dicastérios da Santa Sé.
Como primeira modificação, todos os escritórios da Santa Sé foram renomeados como dicastérios. A Congregação para a Doutrina da Fé, por exemplo, agora é Dicastério para a Doutrina da Fé.
A Esmolaria Apostólica tornou-se o novo Dicastério para o Serviço da Caridade.
O Pontifício Conselho para a Cultura e a Congregação para a Educação Católica foram fundidos no Dicastério para a Cultura e a Educação, dividido em duas seções.
A mudança mais significativa foi a fusão do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e da Congregação para a Evangelização dos Povos, no que agora se chama Dicastério para a Evangelização, presidido diretamente pelo papa.
Desde sua eleição em 2013, o papa Francisco promoveu a reforma da Cúria Romana. A nova Constituição consolida todas as mudanças feitas.